CAÇAPAVA e região

Poste de rua danificado ameaça integridade de munícipes (atualização às 16 horas)

Mais um alerta à população e também à Defesa Civil de Caçapava que, inclusive já tomou as providências de isolamento do local, em relação a um poste de iluminação de rua, situado na esquina da Rua Cap. João Ramos com a Praça Dr. Pedro de Toledo o qual, surpreendentemente, encontra-se soltando lascas de concreto no topo, situação que quase resultou em ferimentos à municipe que transitava pelo local, além de se encontrar ligeiramente torto, sugerindo suportar maior peso e, consequentemente maiores possibilidades de danos.

O poste, como acontece por toda a cidade, encontra-se aparentemente sobrecarregado por fios de várias dimensões, o que sugere a possibilidade de ter ultrapassado seu limite de carga.

Este assunto já foi objeto de estudos por autoridades municipais, que comprovaram a necessidade de se definir a responsabilidade civel em relação à situação do posteamento de rua, eis que a comercialização de TVs pagas e conexões de internet, além claro, das gatonet de sempre, estarem utilizando os mesmos postes que suportam a iluminação de rua. Tais estudos, no entanto, não foram em frente.

As agências reguladoras de telecomunicações (ANATEL) e de energia elétrica (ANEEL) são responsáveis por normatizar a utilização dos postes em todo o país e, segundo a Anatel, os postes são concessões públicas outorgadas à exploração por distribuidoras de energia elétrica. A atual legislação concede às empresas de telecomunicação o direito de uso compartilhado dessa infraestrutura, que é pública, porém gerida e explorada comercialmente por empresas privadas.

E por aí vai!

ATUALIZAÇÃO NESTA SEGUNDA FEIRA, 24 DE JULHO DE 2023 ÀS 16,00 HORAS

Nesta data, a EDP providenciou a regularização do problema, trocando o poste por um novo. A população agradece pela brevidade do atendimento da equipe da EDP.