GERAL

Aviação: 72% das perícias de acidentes aéreos não foram concluídas no Brasil

 

Avião de pequeno de porte que caiu na Raposa está com Certificado de Aeronavegabilidade cancelado — Foto:  Divulgação/Corpo de Bombeiros

Avião de pequeno de porte que caiu na Raposa está com Certificado de Aeronavegabilidade cancelado

O Brasil registrou 386 acidentes aéreos entre janeiro de 2021 e julho de 2023, de acordo com dados divulgados pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), por meio do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer).

Desse total, 72% ainda não tiveram as perícias finalizadas pelo órgão coordenado pela Força Aérea Brasileira (FAB) — o índice representa 278 acidentes. O g1 teve acesso ao relatório por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). 

Em uma série de reportagens a partir deste sábado (5), até segunda-feira (7), vamos mostrar o número de acidentes aéreos registrados; como funciona a investigação, a importância dos relatórios para a segurança do transporte aéreo e como eles são usados para estudos; e o relato de famílias de vítimas sobre a espera por respostas e como isso impacta no luto.

 
  • De janeiro até julho deste ano foram registrados 107 acidentes aéreos no país, em 102 deles as investigações não foram concluídas;
  • No ano passado, dos 137 acidentes registrados, 114 perícias não foram finalizadas;
  • Em 2021, o Brasil registrou 142 casos e 62 deles continuam ativos — ou seja, em investigação — por parte do Cenipa.

Acidentes aéreos registrados entre 2021 e 2023 no Brasil

Fonte: Cenipa

O Cenipa foi questionado sobre o número de pessoas que traballham nas investigações de acidentes aéreos no país, e também sobre os motivos do número de casos sem conclusão. No entanto, até a publicação das reportagens não obteve resposta.

O estado que mais registrou acidentes nos últimos três anos foi São Paulo, com 71 casos. Em seguida, aparece Mato Grosso, com 59 ocorrências, e Minas Gerais, com 40 acidentes (relembre ao final da reportagem os casos mais marcantes de 2023). O painel do Cenipa que traz informações sobre os acidentes mostra que entre 2021 e 2023, 136 pessoas morreram em desastres aéreos no país.

 

 

Investigação

De acordo com o portal do Cenipa, as investigações de acidentes aéreos ocorrem para prevenir novos registros e identificar o que provocou a ocorrência. Dessa forma, seria possível formular melhores recomendações de segurança.

De acordo com os dados do Cenipa, os acidentes são mais comuns entre aviões. Em dois anos e meio, 291 aeronaves desse tipo se envolveram em ocorrências no Brasil. No mesmo período, entre 2021 e 2023, 43 helicópteros passaram por algum tipo de intercorrência. O órgão da FAB especifica ainda os tipos mais comuns de ocorrência:

  • Em primeiro lugar está a falha de motor em voo
  • Em segundo lugar a perda de controle da aeronave durante a viagem
  • A excursão em pista — quando uma aeronave sai da superfície da pista do aeroporto durante o pouso ou decolagem — completa o ranking de causas típicas de acidentes no país, segundo o Cenipa.

 

Confira abaixo motivos de ocorrências de acidentes aéreos no Brasil:

 

Foto de caixa-preta de avião russo, em imagem de arquivo — Foto: Russian Ministry for Emergency Situations/AP

Caixa-preta de avião russo, em imagem de arquivo

O diretor presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), o piloto Henrique Hacklaender, explica que não existe tempo médio para a conclusão de uma perícia. “O objetivo principal é encontrar uma conclusão para que não ocorram novos acidentes”, diz o piloto.

Segundo Henrique, que é formado em ciências aeronáuticas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), até o local onde ocorre o acidente deve ser levado em consideração no tempo para conclusão de um relatório. O piloto explica que isso ocorre porque um avião pode se acidentar em lugares de difícil acesso, como em uma mata fechada ou no mar.

 

Acidentes aéreos que marcaram 2023 até julho

Vídeo mostra menino pilotando avião
 
 
Vídeo mostra menino pilotando avião