CAÇAPAVA e regiãoFEB

Recuperando-se dos horrores das batalhas na Segunda Guerra Mundial !!!

 

A foto acima, uma relíquia da Segunda Guerra Mundial, certamente havia sido esquecida em alguma gaveta da família do editor-chefe do www.taiadaweb.com.br,  durante os mais de 50 anos em que ele a procurava! 

Retrata o descanso de dois guerreiros da FEB, o 3º Sargento Rodrigues e o 2º Sargento Franklin Queiroz, num restaurante da cidade italiana de Castelnuovo di Garfagnana, onde se recuperaram dos horrores das batalhas com um jantar italiano, acompanhado de boa música e vinhos excelentes, da região, situação que só foi possível, depois do avanço inexorável das forças do 6º Regimento de Infantaria que, à partir de 16 de Setembro de 1944, conquistou nova linha balizada pelas alturas do Monte Communali – La Quiesa – Monte Acuto.

Às 14:22 horas deste dia, a artilharia abriu fogo pela primeira vez, nas encostas do Monte Bastione, situado em Massarosa. Com a investida sobre o Monte Nocchi, na manhã do dia 18, nossas forças apoderaram-se de Camaiore e no dia seguinte conseguiram cerrar sobre os postos avançados da famosa Linha Gótica. Após duras jornadas, foi atingido Monte Prano (26 de setembro). A estréia do Destacamento FEB foi auspiciosa, mormente por se tratar de uma tropa inexperiente que se defrontava com tropas veteranas dispostas em boas posições defensivas.

Na jornada de 27 de setembro, nossas patrulhas perderam o contato com o inimigo, que se furtava ao combate, protegido pelas escarpas de um terreno difícil. Inúmeras foram as cidades e vilas conquistadas no vale do Serchio, destacando-se Massarosa, Camaiore, Monte Prano, Fornaci, Gallicano e Barga. A 11 de outubro, conquistadas as alturas que pelo sul dominam a vila de Gallicano, procurou o General Zenóbio consolidar as suas posições, enquanto, mediante o lançamento sistemático de patrulhas, colhia informações sobre o dispositivo e a força inimiga, tendo em vista atacar Castelnuovo di Garfagnana, ponto-chave de seu sistema defensivo na área, e local do auspicioso jantar.
 
Na manhã de 30 de outubro, apesar da lama e da chuva, o Destacamento FEB atingiu a linha de alturas do onde deveria lançar-se sobre a importante posição alemã.
 
Em virtude da importância vital que representava aquela localidade, o inimigo fazia um grande esforço para deter os ataques e desfechava invariavelmente violentos contra-ataques. Nossas tropas foram surpreendidas e recuaram para a zona de reunião, pagando caro a imprevidência de subestimar o valor combativo do adversário; era o primeiro revés na campanha da Itália.
 
Não obstante, de 16 de setembro a 31 de outubro, a FEB progrediu 40 quilômetros, capturou 208 prisioneiros, conquistou algumas cidades e uma fábrica de acessórios para aviões, sofrendo 290 baixas, entre mortos, feridos, acidentados e desaparecidos.
 
Missão cumprida, 3º Sargento FEB Rodrigues e 2º Sargento FEB Queiroz enfim, puderam descansar e se preparar para as próximas batalhas! 
 
2º Sgt FEB Franklin Queiroz
Identidade militar 2G 86521, nascido em Batatais, SP, aos 27 de Junho de 1916, filho de Jeremias de Queiroz e de dona Olívia Maria de Queiroz, incorporou ao 6º Regimento de Infantaria de Caçapava,SP, em 03 de Nov de 1938. 
 
Embarcou para a Itália juntamente com o 1º Escalão, junto com o efetivo do 6º RI, desembarcando em Napolis em 18 de junho de 1944, seguindo para a região de Bagnoli, de onde atingiu as localidades italianas em conflito no Teatro de Operações, até 5 de julho de 1945, de onde retornou ao Brasil. 
 
Permaneceu no Exército até Janeiro de 1966, transferido para a reserva remunerada no posto de Major, vindo a falecer em 30 Abr 1968, de infarto agudo do miocárdio, sendo sepultado no Mausoléu da FEB de Caçapava, onde ainda hoje repousam seus restos.