CAÇAPAVA e região

Energia Elétrica: apagão nacional afeta Caçapava e cidades do Vale do Paraíba – Atualização

Apagão nacional deixa cidades do Vale do Paraíba sem energia — Foto: Carlos Santos/ G1

Apagão nacional deixa Caçapava e várias cidades do Vale do Paraíba sem energia

Um apagão nacional afetou cidades do Vale do Paraíba e moradores relataram falta de energia elétrica nesta terça-feira (15), por volta das 09 horas da manhã. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirma que uma ocorrência afetou fornecimento de energia e que a recomposição foi iniciada 

Há relatos de falta de energia no Distrito Federal e 25 estados. No Vale do Paraíba, além de Caçapava, moradores relataram queda de energia em ao menos oito cidades.

Ocorreram problemas junto aos hospitais da região, que tiveram que acionar seus geradores, além de semáforos desligados e comerciantes com problemas de conservação de alimentos, resolvidos com a volta da energia, cerca de 30 minutos depois. O que aconteceu? Por nota, o ONS informou que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados. A ONS explicou que a interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste. As causas ainda são apuradas. Acrescentou ainda que a recomposição já foi iniciada em todas as regiões afetadas. A Elektro, que atende 26 cidades na região, e a EDP, responsável pelo fornecimento em 19, informaram que o abastecimento foi afetado pela ocorrência no SIN.

ATUALIZAÇÃO ÀS 15,45 HORAS DESTE DIA 15 DE AGOSTO DE 2023

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) informou que a luz foi restabelecida totalmente nas regiões Sudeste e Sul do país às 11h40 desta terça-feira (15).

Outras regiões do país seguem com problemas no fornecimento de energia. Na região Norte, 55% da carga foi restabelecida até as 12h25. Já no Nordeste, houve o retorno de 81% da transmissão. Segundo a agência de notícias Reuters, o fornecimento de energia elétrica no Brasil deverá ser totalmente restabelecido até o fim do dia.

Segundo o ONS, houve uma ação conjunta para o reestabelecimento da energia após a queda de 16 mil MW. A carga equivale a 20% da carga total que circulava no momento da falha que é de 70 mil MW. Apenas o estado de Roraima escapou do apagão, pois não faz parte do SIN (Sistema de Integração Nacional).

As causas do problema ainda estão sendo apuradas. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Saraiva, determinou a criação de um grupo de trabalho com ministério, ONS e Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), para averiguar o que ocorreu.

Especialistas no setor dizem que é preciso aguardar a conclusão dos técnicos. O ex-diretor-geral da Aneel Jerson Kelman é um deles. “Nessa altura qualquer hipótese sobre a causa do blackout é mera especulação”, afirmou.

“É fato conhecido, por exemplo, que o aumento da participação das fontes eólica e solar, principalmente no Nordeste, pode resultar em abruptas variações de produção local de eletricidade devido à flutuação dos ventos ou passagem de nuvens, causando trancos no fluxo de energia nas linhas de transmissão e na produção das hidroelétricas”, afirmou, a título de exemplificação.