CAÇAPAVA e região

Câmeras do CSI SJCampos recuperam veículo roubado em Caçapava

 
 
Aoi que consta, os agentes foram acionados e alertados pelo CSI no momento em que o veículo já trafegava por São José, ocasião em que foi monitorado e apreendido, na região da Estrada Velha Rio-SP. No carro foram detidas quatro pessoas, q1ue foram encaminhadas à Central de Flagrantes, permanecendo à disposição da justiça.
 

O Centro de Segurança Integrado – CSI

O CSI (Centro de Segurança Integrado) é um sistema de monitoramento inteligente realizado 24 horas por dia, captando imagens de toda a cidade. Iniciou suas operações em 6 de abril de 2021 com mil novas câmeras inteligentes e reconhecimento facial implantadas em toda a cidade com o objetivo de garantir mais segurança e qualidade de vida à população.

São José é referência na segurança por meio de videomonitoramento nas ruas, parques e praças e uso de tecnologia de ponta. O município foi um dos pioneiros do Brasil em câmeras de segurança implantadas nas vias públicas através do antigo COI (Centro de Operações Integradas), implantado em 2002 e substituído agora em 2021 pelo CSI. Com a mudança do sistema, o número de câmeras aumentou de 493 para 1.000. E desde novembro de 2022 esse número saltou para cerca de 1.200 câmeras.

O programa São José Unida foi criado pela Prefeitura em 2017 com o objetivo de evitar a violência e reduzir os índices de criminalidade no município. Em 2019 e 2020, São José registrou as menores taxas de homicídios, roubos, furtos, roubos de veículos e furtos de veículos dos últimos 19 anos. Em 2021 o programa se tornou lei municipal.

Participam a Guarda Civil Municipal, DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais), Agentes de Mobilidade Urbana, Defesa Civil, Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ambiental, Polícia Federal, Detran-SP e o Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), da Polícia Militar.

Atualmente as bases de todos os integrantes do São José Unida contam com minicentrais que compartilham informações (imagens) em tempo real, aumentando a integração entre as forças de segurança e possibilitando maior agilidade nas ações.

Caçapava clama pela necessidade de um instrumento do porte do CSI, com câmeras de monitoramento que controlem as entradas e saídas da cidade, bem como áreas estratégicas, com vistas à ação integrada das forças policiais na luta contra a criminalidade.

É preciso que as autoridades públicas municipais, tenham a percepção de que, só com a união das forças policiais que atuam no município, é que serão encontradas as condições ideais de aumento da qualidade de vida do cidadão.