CAÇAPAVA e região

Visita à Igreja de Nossa Senhora da Penha de França em Vitoriano Veloso (Bichinho) Minas Gerais

A Igreja de Nossa Senhora da Penha de França, está edificada no povoado de Vitoriano Veloso (Bichinho), Minas Gerais, à Rua Padre Sebastião Ferreira, distante cerca de 12 km da cidade. Construída pelos escravos, entre 1732 e 1771, tem o seu interior em estilo rococó, é muito semelhante à Matriz de Nossa Senhora da Conceição, com pinturas de grande qualidade no forro da capela mor e na nave. É tombada pelo IPHAN e passou por reforma e restauração das pinturas do forro.

Nossa Senhora da Penha de França ou Nossa Senhora da Penha é um dos nomes que recebe Maria, mãe de Jesus, que acreditam os católicos, apareceu a Simão Vela no oeste da Espanha, numa serra chamada Penha de França. A Festa da Penha é realizada todos os anos na localidade de Vitoriano Veloso (Bichinho), MG, dias 3 de Setembro, e é considerada pela Igreja Católica como a terceira maior festa religiosa do Brasil, ficando atrás somente da comemoração que homenageia a padroeira do Brasil, em Aparecida (São Paulo), e do Círio de Nazaré, em Belém, no Pará.

Foi visitada, recentemente, pelo influencer cultural caçapavense Matheus Batalha, que aproveitou para brindar nossos leitores com trechos de missa ali rezada, acompanhada pelo coral local, que nos dá uma singela amostra do contexto religioso que envolve os fiéis e turistas, mostrando, inclusive, parte das pinturas de teto e paredes, além das belas imagens sacras que compõe a temática.

História: É também o título da Virgem Maria que teve início quando um monge francês chamado Simão sonhou com uma imagem de Nossa Senhora que estava enterrada no alto de uma montanha de difícil acesso. A imagem estaria enterra ali por causa de uma guerra entre franceses e muçulmanos. Os católicos escondiam suas imagens para que elas não fossem destruídas pelos invasores islâmicos.

No sonho, a imagem aparecia cercada de luz e acenando para que ele fosse procurá-la. Simão procurou pela serra durante cinco anos, sem sucesso. Mas, então, num dia especial, teve a informação de que a serra que ele descrevia chamava-se Penha de França e ficava no norte da Espanha, no município de El Cabaco (Salamanca, Espanha).

Simão Vela dirigiu-se para lá o mais rápido que pode, onde construiu uma tosca ermida nesse local, que logo se tornou célebre pelo grande número de milagres alcançados por intermédio da Senhora da Penha de França, mais tarde, um santuário.