FEBGERAL

Ten FEB Jarbas: os 100 anos de um herói da Segunda Guerra Mundial!!!

Nascido em Mogi das Cruzes em 19 de Dezembro de 1921, Seo Jarbas, como é carinhosamente chamado pelos amigos e vizinhos, conta que veio para São José dos Campos junto com a família pois seu pai  era funcionário de uma empresa de telefonia, que cuidava da manutenção da linha Guararema – Eugênio de Melo. E acabou ficando até hoje, cuidando com carinho, da loja de consertos de bicicletas que fundou há mais de 50 anos, hoje administrada por seu filho Rubens.

Com 21 anos Jarbas foi convocado, através do cartório, para se apresentar ao 6º Regimento de Infantaria em Caçapava, e lá ficou sabendo que deveria seguir para a Itália, onde participaria da Segunda Guerra Mundial.

“Depois de algum tempo de treinamentos e adaptações, seguimos para o Rio de janeiro, de onde saímos, no navio de transporte de tropas USS General W. A. Mann, com destino a Nápoles, em cujas proximidades onde ficamos acampados, recebendo mais instruções, treinamentos e aperfeiçoamentos, pelas tropas americanas.

Na ocasião já ouvíamos tiros, quando nos demos contas, de fato, que estávamos na guerra!”

Em deslocamento, à medida que nos aproximávamos da cidade de Vada, os tiros e bombardeios ficavam mais frequentes e intensos.  Participamos, junto com o pessoal do 6º RI, de várias batalhas vitoriosas, seguindo até Monte Castelo, que foi uma das mais emblemáticas disputas da Segunda Guerra Mundial.

Por fim alcançamos a comunidade de Fornovo di Taro-Respício, onde ocorreu a última das batalhas da Segunda Guerra Mundial, com o aprisionamento de mais de 15 mil homens, 2.600 viaturas e cerca de 4 mil animais, pertencentes à 148ª Divisão Panzer Alemã e à Divisão Bersaglieri Itália. Ali ganhamos a guerra”, diz o Ten FEB Jarbas Dias Ferreira, um dos três últimos pracinhas da FEB vivos em nossa região.

Com um curriculum destes, nosso amigo e herói de guerra Tenente Jarbas Dias Ferreira, chega, nesta dia 19 de Dezembro, ao centenário de seu nascimento,  juntamente com os representantes informais da FEB Caçapava, Mauricio de Queiroz e João Marcus Falcão Sodré, comemorados antecipadamente, em decorrência de problemas de agenda, da mesma forma simples e habitual que sempre os recebeu em sua casa, nas visitas cordiais.