GERAL

Robson Marinho: afastado novamente do cargo por corrupção!!!

robsonmarinhodivO STJ (Superior Tribunal de Justiça) abriu processo criminal contra o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) Robson Marinho e afastou-o novamente de seu cargo na corte de contas paulista.

Robson Marinho é acusado de ter praticado os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por supostamente ter recebido propina da multinacional francesa Alstom para ajudar a empresa a fechar contrato com o governo paulista.

Segundo o entendimento do STJ, apresentado em julgamento na tarde desta quarta-feira (18), há incompatibilidade entre o exercício do cargo no TCE-SP e a natureza dos crimes indicados nas provas reunidas no processo contra o conselheiro.

A corte superior também considerou válidas provas obtidas pelo Ministério Público em colaboração com autoridades suíças que mostram indícios de delitos por ele cometidos.

A decisão ocorre um dia após a Folha de S.Paulo revelar que o conselheiro seria reintegrado ao cargo no TCE-SP por decisão do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), após um afastamento de três anos.

A 12ª Câmara de Direito Público do TJ-SP havia acatado as alegações do advogado de Marinho de que ele havia sido afastado há mais de três anos e até hoje o caso não havia sido julgado. A decisão foi apertada: três votos a favor da reintegração e dois contra.

Mesmo sem atuar na corte de contas, Marinho continuou a receber seu salário nesses três anos: neste mês os ganhos brutos dele foram de R$ 30.471.