GERAL

Piloto de avião passa mal e passageira assume controle do voo

Uma passageira de um avião de pequeno porte, que sobrevoava o Estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, precisou assumir os controles da aeronave depois que o piloto passou mal. O incidente ocorreu na tarde do sábado 15, perto do Aeroporto Martha’s Vineyard, em West Tisbury. O piloto, de 79 anos de idade, sofreu a emergência médica durante os momentos finais do voo, segundo a Polícia do Estado de Massachusetts.

A passageira, inexperiente em aviação, assumiu o controle da aeronave (claro que muito bem orientada) após o piloto ficar doente, fazendo um pouso de emergência, fora da pista, o que acabou fazendo a asa esquerda da aeronave se partisse ao meio. O piloto e a passageira foram encaminhados ao hospital — o primeiro deles em estado grave. 

A aeronave leve Piper Meridian 2006 partiu de Westchester County, no Estado de Nova Iorque, na tarde do sábado. O piloto e a passageira são residentes de Connecticut, segundo a polícia. A polícia estadual, o US National Transportation Safety Board (NTSB) e a Federal Aviation Administration (FAA) estão investigando o incidente.

A aeronave foi removida e levada para um local seguro no aeroporto, e a cena do acidente foi limpa, informou a polícia estadual.