GERAL

O retorno da Operação Prato !!!

foto-8Em meados de 1977, encontrava-me na Amazônia e tive a notícia de que estavam ocorrendo situações de pânico na população de uma pequena cidade, Vigia de Nazaré, na Ilha de Colares, no Estado do Pará.

A situação, dava conta de que fenômenos estranhíssimos, uma luz forte, invadia o telhado das residências simples, de madeira, e provocavam ferimentos duplos na região frontal superior esquerda do peitoral, causando anemias profundas e problemas psicológicos. Passaram a chamar o fenômeno de Chupa Chupa e, em razão do mêdo a cidade começou a ser esvasiada, de forma tão rápida, que chamou a atenção das autoridades militares da aeronáuticas em Belém do Pará, que providenciaram a ida de um capitão, e vários outros militares, devidamente aparelhados, com a finalidade de mapear o assunto e informar o comando aéreo de Belém.

O então capitão Uirangê Hollanda de Lima, foi o escolhido e sua ida a Colares/Vigia, foi totalmente documentada, embora só tenha sido publicada, por raszões óbvias, após a reforma do capitão, como Coronel, vinte anos depois de sua ida à Colares.

Vejam este documentário da Rede Globo, que vai mostrar toda a sequencia dos acontecimentos. Mais à frente, estaremos publicando outras entrevistas relacionadas ao assunto, inclusive como forma de aquecer o conhecimento do assunto, em razão da proximidade da liberação, por parte das autoridades aeronáuticas do pais, de importantes e relevantes informações sobre a temática, que até agora, estavam sob sigilo!