CAÇAPAVA e regiãoFEB

Nota de falecimento: Tenente FEB Paulo Pereira de Carvalho

 

O Ten FEB Paulo Pereira de Carvalho, sendo condecorado pelo representante da FEB Caçapava, Mauricio de Queiroz, em Dezembro de 2020. Ao fundo, seu sobrinho, o escritor Ricardo de Campos Ferraz

Faleceu neste domingo, 16, em Mogi das Cruzes, o Tenente FEB Paulo Pereira de Carvalho, ex-combatente da 2ª Guerra Mundial, considerado o último expedicionário mogiano.

Aos 101 anos, o pracinha da FEB não resistiu à hospitalização, por conta de fraturas em duas costelas, ocasionadas por uma queda acidental em sua residência, situação que evoluiu para uma pneumonia, causadora da morte.

O Tenente FEB Paulo Pereira de Carvalho, nasceu em Cristina, Minas Gerais, no dia 3 de novembro de 1921, estando portanto com 101 anos de idade, mudou-se com a familia para Mogi das Cruzes, aos 12 anos. Após servir o exército, ele foi convocado para a Força Expedicionária Brasileira (FEB) para combater na 2ª Guerra Mundial.

O pracinha mora em Mogi das Cruzes, onde nos recebeu juntamente com sua cuidadora Dona Benê, em ambiente bastante favorável de sua residência, ao longo de cerca de 2,30 horas, falando com emoção e muito bom humor das passagens pelas cidades italianas destruídas pelo fogo acirradas  batalhas, a proximidade dos combates, e alguns casos ocorridos entre os colegas de trincheiras.

Registrou ainda que, ao partir para a Europa, junto com o 1º Escalão da FEB em Junho de 1944, apaixonou-se por uma jovem de Taubaté, exatamente por ocasião do embarque rumo ao futuro incerto.

Ao som de “Fascinação”, na voz de Carlos Galhardo, conheceu seu grande amor. Mas nem tudo foram rosas nessa trama de encontros e despedidas, que pode ser vista no livro “Campo Minado – Uma história de amor e guerra”, que mostra os desafios enfrentados pelo pracinha da FEB em busca do amor em tempos de guerra.

O Tenente FEB Paulo Pereira de Carvalho, é um dos últimos ex-combatentes proveniente do 6º Regimento de Infantaria e possui laços com a família do escritor Ricardo de Campos Ferraz também de Caçapava.

O corpo será velado a partir  das 17h, na Câmara  Municipal, e o sepultamento está marcado para  esta segunda feira,  às 10h, no cemitério  São Salvador em Mogi das Cruzes, SP.