CAÇAPAVA e região

Nesta sexta: ações contra o tabagismo na Praça da Bandeira !!!

036Alertar a população sobre os problemas à saúde causados pelo tabagismo é o principal objetivo do Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado na próxima sexta-feira, 29 de agosto. Neste dia vão acontecer várias atividades na Praça da Bandeira, região central de Caçapava, promovidas pelo Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), órgão ligado à secretaria municipal de saúde.

Das 9 às 16h quem tiver passando pela Praça da Bandeira poderá obter informações e orientações, fazer testes de dependência e de quantidade de monóxido de carbono no organismo, além de verificação arterial. O objetivo é o de sensibilizar o maior número de pessoas sobre os males causados pelo fumo.

Alerta – Os números referentes ao tabagismo são alarmantes. Dados de 2012 do 2º Lenad (Levantamento Nacional de Álcool e Drogas) apontam que 533 mil jovens até 18 anos fumam.

Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), cerca de 200 mil pessoas morrem ao ano por vítimas do tabagismo no Brasil. As doenças que mais se desenvolvem são as cardiovasculares, com aumento de incidência de aterosclerose, risco de infarto do miocárdio ou AVC (Acidente Vascular Cerebral). O tabagismo também pode provocar câncer em vários órgãos, além de outras doenças.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera o tabagismo a principal causa de morte evitável do mundo. A estimativa é a de que 1/3 da população mundial adulta (1 bilhão e 200 milhões de pessoas, entre as quais 200 milhões de mulheres) sejam fumantes. Segundo pesquisas, cerca de 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam.