GERAL

Multa contra atraso na entrega de apartamentos !!!

O Ministério Público Estadual e o Sindicato da Habitação assinaram um TAC, termo de ajustamento de conduta, para penalizar, com multa as empresas que atrasarem a entrega. “É praxe e rotina para o mercado um prazo de atraso, uma tolerância de até 180 dias.
Portanto, o Ministério entendeu que isso é uma praxe, rotineira, incorporou isso na negociação e agora está penalizando as empresas que excederem esse prazo de 180 dias”.

E ainda há outras responsabilidades para as empresas:
– é preciso informar com 120 dias de antecedência que o prazo de entrega não será cumprido.
– quais os motivos por ultrapassar o período extra de seis meses.
– e será obrigatório o envio de relatórios informativos sobre as obras, pelo menos, a cada seis meses.

Como as empresas não são obrigadas e somente orientadas a seguir essas normas o Procon reforça como os consumidores podem evitar alguns contratempos. “É o momento de se ter inteligência emocional acima de tudo, ou seja, a pessoa está para realizar o seu maior sonho de vida, mas não pode perder a razão. Tem que ter o controle emocional, ler o contrato, fazer uma comparação entre os benefícios e as obrigações que vão ser assumidas. O importante é: só assinar quando você não tiver mais nenhuma dúvida a respeito do que está contratando”.

É, de fato, o fim da picada, o Procon recomendando ao consumidor INTELIGÊNCIA EMOCIONAL para se comprar um imóvel. Daqui a pouco vão nos pedir também INTELIGÊNCIA EMOCIONAL para comprar móveis, eletrodomésticos, roupas e acessórios, não é?
Tem mais é que sentar o reio nestas empresas que usam e abusam da paciência de gente que paga para ter o seu bem e não o tem no prazo, por absoluta incapacidade gerencial e estratégica das construtoras: pegam a grana, e a destinam ao crescimento pessoal de seus diretores e depois não conseguem comprar materiais fiado no mercado. Isto sim é a razão dos constantes atrasos na entrega dos imóveis, isto quando são entregues, ok?
Outra coisa, PROCON, vá procurar sua turma, com este negócio de INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, tá? Vá pentear macacos, ora bolas!