CAÇAPAVA e região

Moradores de rua invadem a cidade constrangendo a população!!!

Novamente voltamos ao assunto da onda de desocupados, que invadiram a cidade nos últimos meses, que sobrevivem de esmolas garimpadas durante o dia, e de noite se espalham pela cidade, dormindo sob as marquise dos prédios e lojas comerciais, fazendo suas necessidades fisiológicas em qualquer lugar, gerando constrangimentos e transtornos à população e comerciantes pagadores de impostos, sem quaisquer providências por parte da prefeitura de Caçapava que não tem, até o momento, uma política definida para sanar ou amenizar o problema.
 
Com isto, cresce, de maneira vertiginosa, o número  cidadãos, perambulando pelas ruas da cidade, incomodando motoristas para “dar uma olhadinha no carro” e ganhar umas moedas, logo utilizadas na compra de bebida alcoólica e drogas baratas, criando um circulo vicioso que só será rompido, à partir do estabelecimento de políticas municipais sérias e comprometidas, que consigam inibir este tipo de presença pelas ruas da cidade.
 
Além da imagem comprometedora (roupas sujas, aparência largada, sinais visíveis de embriagues/drogas), estes cidadãos já foram vistos, em várias oportunidades, ameaçando munícipes que lhes negam esmolas e até mesmo envolvendo-se em brigas generalizadas, que assustam a população.
 
No Mercado Municipal, utilizam o esquema de “tomar conta de carros”, oportunidade em que ganham alguns trocados, imediatamente gastos nos botecos imundos existentes na área, (alguns destes, até mesmo sem banheiros), e nas pedras de crack oferecidas a baixo preço, utilizadas como forma de amenizar a situação que vivem no momento.
 
Alguns, como é o caso do cidadão que vive na porta da Câmara Municipal de Caçapava (Rua Cel José Guimarães), há mais de ano, com a complacência dos funcionários, que o abastecem de água e eventuais gorjetas, fixando-o no local, inclusive em finais de semana, quando o flagramos sozinho no local, chorando, copiosamente.
 
Outro, perdeu completamente a noção de sociedade, visto que, há mais de 3 meses, está morando com a namorada e dormindo em plena calçada na Rua Irmãos Brancatti, proximidades do Mercado Municipal.
 
Sob a marquise de uma loja comercial da Travessa Dr. Freitas (foto acima), também na região central, estão acomodados, há mais de 3 meses, cerca de 5 ou 6 destes moradores de rua que, além de sujar toda a entrada da loja diariamente, utilizam as proximidades para satisfazer necessidades fisiológicas, sem quaisquer constrangimentos.
 
Até quando a população de Caçapava, terá que conviver com estes tipos de abusos, sem quaisquer ações por parte das autoridades municipais? Qual é a verdadeira finalidade da Secretaria de Cidadania e Assistência Social? E o Fundo Social de Solidariedade?
 
Porque não houve continuidade da citada Secretaria, nas ações e programas desenvolvidos na gestão anterior do ex-prefeito Henrique Rinco, que reordenaram a política municipal relacionada, implantando sistema apoiado pela Polícia Militar, que conteve e até reduziu o número deste tipo de cidadão na cidade?
 
 

One thought on “Moradores de rua invadem a cidade constrangendo a população!!!

  • Leticia

    Verdade, está complicado transitar pela cidade… Ficamos divididos entre pena e medo dos moradores de rua… sao seres humanos, que perderam sua dignidade, e por outro lado temos medo de sermos assaltados e agredidos.
    A populaçao pode ajudar sim: nao dar esmolas, nao dar dinheiro para guardadores (por isso precisamos urgente de Zona Azul automatizada aqui na cidade), nao dar $ nos semaforos.
    Nao distribuir comida ou alimento, cobertores nas madrugadas. Isso só incentiva os desabrigados a ficarem na rua, e assim eles nao procuram ajuda.
    Se as pessoas querem ajudar, façam doaçoes a instituiçoes serias, temos muitas na cidade. As Instituiçoes estao aptas a ajudar a essas pessoas sairem das ruas.
    Se fizermos nossa parte, já ajudamos muito.
    A prefeitura também precisa fazer seu papel… mas enfim, acho que vamos ter que aguardar o proximo prefeito.

Fechado para comentários.