CAÇAPAVA e regiãoFEB

Missão de Paz: o 4º Escalão Brasileiro já está no Haiti!!!

_SCN9437#Embarcaram nesta quinta feira, 01, do Aeroporto de Viracopos em Campinas, SP, mais 250 militares das Forças Armadas, integrantes do Brabat 26, sob o comando do Maj Jordão, com destino à última missão de paz no Haiti, a Minustah – Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti, encerrando a participação brasileira naquele país, após 13 anos.

A participação brasileira na Missão de Paz no Haiti, remonta a 2004, com contingente total de cerca de trinta e sete mil militares das três Forças, inclusive os que embarcaram neste mês de Maio e Junho de 2017, em quatro escalões de cêrca de 250 homens e mulheres cada. Neste período os militares brasileiros  tiveram que entrar em confronto com milícias haitianas, enfrentaram o terremoto de 2010 que devastou o Haiti e o furacão Mattew, que atingiu diversas regiões do país no ano passado.

Os componentes dos 26º Contingente Brasileiro começarão o seu retorno para o Brasil em 31 de agosto. A meta é que em 15 de outubro toda a tropa já tenha regressado ao país. “Nós iremos a Porto Príncipe para a cerimônia de partida daquele país”, disse Jungmann.

Presentes o Ministro da Defesa Raul Jungmann, o Gen Ex João Camilo Pires de Campos Cmt do Comando Militar do Sudeste, o Gen Ex Fernando Azevedo e Silva Chefe do Estado Maior do Exército, o Gen Div Eduardo Diniz Cmt da 2ª Divisão de Exército, o Gen Bda Mário Fernandes Cmt da 12ª Brigada de Infantaria Leve amv – a Brigada Fornovo di Taro,  o Gen Bda Carlos Sérgio Camara Saú Cmt da 11ª Brigada de Infantaria Leve, o Cel Milton Campos Ferreira Junior Cmt do 6º BIL amv, demais autoridades civis e militares, além de familiares dos militares de partida, que proporcionaram emotivas despedidas.

Na ocasião, o Ministro da Defesa Raul Jungmann, após saudar os militares de partida, confirmou a eventual participação brasileira em outra missão, desta vez na África, possivelmente na República Centro Africana.

Discursou também, o Gen Campos, Cmt do CMSE, ressaltando as qualificações dos militares brasileiros para participar deste significativo evento, além de desejar sucesso, no cumprimento da missão.

As 10,22 horas o Boieng 767 da Força Aérea Brasileira foi saudado por jatos dágua dos Bombeiros do Aeroporto do Viracopos, cujas viaturas permaneceram com suas sirenes ligadas durante o taxiamento da aeronave em direção à pista de decolagem. As 10,30 horas, partiu para o Haiti, o 4º Escalão do Brabat 26!