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KC-390 da Embraer: falha em voo compromete segurança!!!

KC-390_FAB-960x640Um incidente envolvendo o novo avião militar da Embraer quase terminou em tragédia durante um voo de testes no interior de São Paulo.  A aeronave, prefixo PT-ZNF, protótipo número 1 do programa KC-390, passou por descontrole, no dia 12 de outubro último, nas proximidades da pista da Embraer (GPX), em Gavião Peixoto.

Ao que consta, a aeronave realmente quase se envolveu em um acidente fatal. O motivo teria sido o deslocamento do centro de gravidade durante uma das manobras do ensaio em voo.

A aeronave realizava voos de teste em condições imediatamente anteriores à perda de estabilidade (o chamado pré-estol) e com formação de gelo, mantendo uma atitude de voo mais pronunciada do que a habitual em condições similares.
Por uma falha ainda por se esclarecer, um dos equipamentos utilizados para aferição dos dados do ensaio se desprendeu, correndo para a parte posterior do compartimento de carga e desequilibrando o avião, que já se encontrava em um voo crítico.

Com o rápido deslocamento do centro de gravidade, o KC-390 girou no próprio eixo enquanto perdia altura, recuperada pelos pilotos a pouco mais de 1.000 pés (300 metros) em relação ao terreno, mas, durante a manobra, a aeronave teria atingido forças negativas superiores às previstas no projeto, o que teria levado a danos estruturais ainda não divulgados pela Embraer.

Nota da Embraer 

c-390 2“Um protótipo do avião de transporte multimissão KC-390 realizou na manhã de quinta-feira, 12 de outubro, ensaios em voo para situação de estol, que resultam em perda de altitude da aeronave, devido à diminuição da força de sustentação, como parte da campanha de testes para certificação.

Em razão das manobras efetuadas e seguindo os protocolos estabelecidos, a tripulação solicitou retorno antecipado à base, pousando normalmente no aeródromo da companhia em Gavião Peixoto (SP) onde a campanha de ensaios é realizada.

A entrada em serviço do KC-390 está prevista para acontecer em 2018, conforme o cronograma do programa. Atualmente, dois protótipos do KC-390 somam mais de 1.300 horas de voo”.