fab1aO novo jato de transporte militar e reabastecimento KC-390 completou um marco fundamental nesta quarta-feira (20), com a demonstração pela Embraer à Força Aérea Brasileira (FAB) do atingimento da Capacidade Inicial de Operação (Initial Operational Capability – IOC).

Como explica a fabricante, o IOC assegura as condições mínimas necessárias para o início das operações com aeronave, de acordo com o escopo de missões acordado com a FAB. Ainda como parte do mesmo processo, a Embraer obteve um Certificado de Tipo Provisório do KC-390 junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), atestando a adequação do projeto aos requisitos de homologação de aeronaves da categoria de transporte.

“É com grande satisfação que anunciamos o atingimento deste marco importante para o Programa KC-390”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “A campanha de certificação tem avançado conforme o planejado e os testes realizados tiveram grande sucesso, comprovando a maturidade da aeronave e confirmando o desempenho e as capacidades previstas”.

fab2aSegundo a Embraer, até o presente momento, a campanha de testes do KC-390 acumula mais de 1.500 horas de voo nos dois protótipos e mais de 40.000 horas de ensaios em laboratório dos diversos sistemas da aeronave. A fabricante também adiantou que a campanha de avaliações sobre componentes estruturais do jato se aproxima do fim, restando apenas o ensaio de fadiga em corpo de prova em escala real.

Ao longo de 2018, estão previstos a emissão do Certificado de Tipo final pela ANAC, bem como a realização de ensaios em voo de diversas funcionalidades militares, incluindo testes remanescentes de reabastecimento aéreo, lançamento de cargas e outros, para o projeto alcançar a Capacidade Final de Operação (Final Operational Capability – FOC), a certificação militar final da aeronave.

A entrega do primeiro KC-390 de série à FAB está programada para acontecer no segundo semestre de 2018. Ao todo, a Aeronáutica vai receber 28 exemplares do novo cargueiro da Embraer ao longo de 12 anos.

Outro cliente próximo de comprar o novo avião brasileiro é a força aérea de Portugal, que planeja assinar um contrato para cinco pedidos firmes e opção para aquisição de mais uma unidade. As entregas dessa encomenda começam a partir de 2021.