CAÇAPAVA e região

II Encontro de Prefeitos em Defesa da Água !!!

2O prefeito de Caçapava, Henrique Rinco (PSDB) participou do II Encontro de Prefeitos em Defesa da Água – Vale do Paraíba e Litoral Norte, sexta-feira, 27, em São José dos Campos. O objetivo foi discutir uma pauta de reivindicações referentes à chamada crise hídrica pela qual atravessa a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) que seria entregue em forma de Carta de Intenções ao presidente da ANA (Agência Nacional de Águas), Vicente Andreu Ghillo, presente ao encontro.

Os prefeitos apresentaram as dúvidas e problemas de seus municípios antes do presidente da ANA usar da palavra. Coube ao prefeito de Ilhabela, Antonio Luiz Colucci ser o compilador das discussões. À medida em que se desenrolava o encontro ficou constatado que praticamente cada cidade tem um problema específico a ser resolvido sobre o assunto água. Também revelou-se que não havia um consenso sobre qual nível de governo (municipal, estadual ou federal) competem as diversas soluções que estão sendo procuradas pelos municípios.

O presidente da ANA respondeu às dúvidas e explicou a complexidade do gerenciamento das águas da bacia do Paraíba. Disse que o maior entrave no todo não é o descumprimento de normas, “mas sim as próprias normas”, que levam casos a ficarem travados por não ficar claro a quem compete a solução. Chegou-se ao consenso de que o assunto deveria ser discutido em maior profundidade em futuros encontros, em razão dessas dificuldades. A própria ANA já acena com novas regras em fase de aprovação que melhorariam esse quadro, garantiu Andreu Ghillo.

Ficou marcada para 6 de março, às 10h, na reunião do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba e Litoral Norte) mais uma discussão, desta vez com a presença do ministro das cidades, Gilberto Kassab, a quem será pedido apoio político para o caso. Também foi sugerido que sejam convidados representantes do governo do Rio de Janeiro, porque o Rio Paraíba ao desaguar naquele estado leva uma grande quantidade de seu volume, do qual muito não é aproveitado.

1 3 4 5 6