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Hot Rod: A essência da personalização!!!

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A década de cinquenta; anos estes que fizeram do american way of life um modo de vida global onde nós capitalistas sonhávamos com bens de consumo e duráveis, em morar em uma daquelas casas com cerquinhas brancas e ter um belo Ford na garagem. Aos domingos o famoso picnic em família, toalhas xadrez, coca-cola para as crianças e um bom churrasco com hambúrguer. Esse era o sonho de muitos e a realidade de outros.

No esplendor da indústria automobilística americana nasciam os glamorosos full-size, Ford, Chevrolet e Chrysler povoavam as boulevard’s norte americanas cercados por lojas de departamento e os recém inaugurados shoppings center.

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Enquanto surgia todo esse movimento norte-americano, os jovens se reuniam em volta dos antigos Ford da década de 30 para criar algo realmente empolgante; o hot rod.

A tendência de modificar os antigos ‘fordinhos’ nasceu nas areias californianas em meados de 1930. Afim de colocar um pouco mais de adrenalina no pacato motor quatro cilindros com válvulas laterais rendia cerca de 40 cavalos de potência à 2.300 rpm, velocidade final realmente não era seu forte e no seu projeto original essa não era prioridade.

Cansados de guiar os monótonos Ford T e A a meninada resolveu modificar esses carros e ver até onde essa personalização poderia chegar, além das modificações mecânicas a pratica de modificação consistia em diminuição de peso para alcançar a maior velocidade possível, começaram a retirar todas as partes menos importantes e as que resistissem ao vento.

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A onda pegou e logo menos vários grupos estavam correndo nos lagos secos da Califórnia, a princípio as provas consistiam em arrancadas conhecidas como ‘drag race’. Cinco carros se reuniam, o que saísse na frente já teria a corrida garantida pelos cinco quilômetros restantes da prova e o resto comeria poeira.

Em 1932 a Ford introduzia no mercado duas versões de um mesmo carro, o Ford Model B e o 18, a sua maior inovação desde o percursor da popularização do automóvel, o T.

Sua maior e mais conhecida inovação estava de baixo do capô, o motor V8. A Ford vinha trabalhando nesse tipo de motorização desde a compra da Lincoln em 1922, a marca de luxo utilizava esse tipo de motorização há quase dez anos e tinha bastante experiência em produzi-lo.

Hot rod dry lakes era

 

A partir da expertise da Lincoln, os engenheiros da Ford começaram a trabalhar em um motor menor do que os utilizados nos gigantescos automóveis de luxo da marca para equipar um de seus modelos populares.

Para compactar esse motor, o V-8 de Henry Ford tinha um bloco e cabeçote em corpo único e válvulas laterais montadas dentro de V entre os seis oito cilindros, uma inovação para a época, pois esse tipo de motorização tinha um custo absurdo para serem produzidos e a partir dessa solução encontrada pela Ford, tornou-se possível a popularização do V-8.

As inovações não paravam por ai, com um cabeçote com câmeras de combustão revisado e aprimorado e um novo comando de válvulas que permitia um tempo maior de abertura fazendo com que a potência bruta aumentasse de 40 cavalos para 50 a 2.800 rpm.

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Com a chegada do Modelo B ao mercado, o sucesso foi tamanho que nenhum outro americano gostaria mais de guiar os obsoletos quatro-cilindros e o motor V-8 se tornou o sonho de qualquer americano.

O modelo mais atraente dessa nova linha era o DeLuxe Roadster, apelidado de Deuce, com uma carroceria cupê dois lugares de linhas extremamente harmoniosas, caracterizado pela grade dianteira.

 

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Com a chegada dessa carroceria aliada ao poderoso motor V-8 os adeptos ao hot rod começaram a praticar as transformações deste motor para deixa-lo mais nervoso e ultrapassar qualquer outro carro nas competições.

Com acidentes constantes acontecendo pela falta de segurança e organização das competições, os cinco clubes de hot rod da California se reuniram afim de organizar as drag races, em 1937 surgia o STCA – South Califórnia que estabeleceu novos procedimentos de segurança elevando o nível das competições a um nível profissional.

Hot Rod Construction

 

A partir do ataque japonês a Pearl Harbor em 7 de Dezembro de 1941, o governo norte-americano havia entrado oficialmente na Segunda Guerra mundial o que definiria de vez o rumo dos conflitos.

Com o início do conflito o recrutamento dos jovens e a paralização da produção de automóveis as competições de hot rod foram interrompidas e voltariam com toda força após o fim da guerra.

Junior Almeida

O Kuston Meeting Caçapava 2014, vai nos mostrar tudo isto, ao vivo em Maio próximo!

KM 2014