CAÇAPAVA e regiãoFEB

General Helder despede-se da Brigada Paraquedista do Rio de Janeiro

 

O dia 26 de abril de 2022 foi marcado, na Brigada de Infantaria Pára-quedista, pela solenidade de passagem de Comando do General de Divisão Helder de Freitas Braga, para o General de Brigada Adriano Fructuoso da Costa.

Fizeram-se presentes os Generais de Exército Fernando Azevedo e Silva, antigo Ministro de Estado da Defesa e eterno Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista; Luis Carlos Gomes Mattos, Presidente do Superior Tribunal Militar e eterno Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista; Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, Comandante Militar do Sudeste; José Eduardo Pereira, Comandante Militar do Leste; o Almirante de Esquadra Jorge Armando Nery Soares, Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais; além dos Generais de Exército Raymundo Nonato de Cerqueira Filho, antigo Ministro do Superior Tribunal Militar e eterno Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista e dos Antigos Integrantes do Alto Comando do Exército, Generais de Exército Américo Salvador de Oliveira; Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira e Carlos Alberto Neiva Barcellos. Também prestigiaram o evento os Antigos e Eternos Águias-Uno, e diversas autoridades civis e militares.
 
Com a presença dos familiares dos Comandantes substituído e substituto, o evento teve seu início com a cerimônia de inauguração do retrato do General Helder na Galeria dos Eternos Comandantes da Brigada de Infantaria Pára-quedista. Na sequência, no Campo de Parada Pioneiros Paraquedistas, foi realizada a formatura de Passagem de Comando.
 
Em seguida, após uma demonstração de salto livre realizada pela Equipe de Salto Livre (os Cometas) e de SLOP com militares da Cia Prec Pqdt e do COPESP, a formatura teve seu desfecho com o desfile da Tropa Aeroterrestre em continência ao seu novo Comandante, General Fructuoso.
 
General Helder é cidadão caçapavense, onde chefiou o comando da 12ª Brigada de Infantaria Leve e deixou uma legião de amigos e admiradores.