Fiat

Uma das apenas duas unidades do Fiat S76 1911, o carro mais veloz do mundo na época, estará no tradicional Festival de Goodwood, na Inglaterra, que acontece entre os dias 26 e 29 do mês que vem. Equipado com um gigantesco motor de 28,5 litros de cilindrada e apenas quatro cilindros, conseguiu atingir 217 km/h em Saltburn Sands (deserto de sal, na Inglaterra), com o piloto italiano Pietro Bordino ao volante. 

Depois de ter batido recorde de velocidade, um dos carros foi desmontado, já que a Fiat temia que rivais pudessem obter segredos de fábrica. O que foi mantido, acabou sendo comprado pelo aristocrata russo Boris Soukhavov. Depois da Primeira Guerra Mundial, o carro foi levado até a Austrália. E apenas em 2003 voltou ao Reino Unido, onde recebeu um novo motor original do modelo que havia sido desmontado. 

Nos últimos 10 anos, o carro passou por um meticuloso processo de restauração. “Todos os itens originais do S76 foram restaurados, do chassi ao motor, passando pela suspensão, eixos, pedais, direção, etc”, disse o atual proprietário, Duncan Pittaway, que vai dirigir a raridade em Goodwood. 

Fiat