CAÇAPAVA e região

Em discussão, o Plano Municipal de Educação!!!

2O fórum realizado segunda e terça-feira (12 e 13) para elaborar o PME (Plano Municipal de Educação) de Caçapava superou as expectativas de público e em participação de sugestões. No total, mais de 600 pessoas, entre profissionais da educação e público em geral estiveram presentes nas duas datas. No primeiro dia o destaque foi a palestra supervisora regional do MEC (Ministério da Educação e Cultura), Selma Chuecco, a respeito do PME. No segundo dia houve discussão geral e plenária sobre os diversos temas que abrangem o plano.

Agora serão juntadas as opiniões do fórum e as obtidas na votação aberta realizada nas diversas urnas espalhadas por escolas municipais, particulares e órgãos públicos, que enriquecerão o texto final que será entregue ao prefeito Henrique Rinco (PSDB). As urnas das escolas municipais foram devolvidas diretamente pela direção de cada uma e, a partir da semana que vem, a secretaria municipal de educação vai retirar as que estavam nas escolas particulares, na Câmara de Vereadores e no Paço Municipal.

A lei federal 3.005 que estabeleceu, em 25 de junho de 2014, o PNE (Plano Nacional de Educação) determina que os municípios elaborem o PME no prazo de 12 meses. As decisões deverão respeitar as peculiaridades de cada localidade em sintonia com os planos estaduais e nacional.

Para os trabalhos em Caçapava, foi instituída uma comissão, presidida por Márcio Rocha de Souza coordenador geral do Centro de Educação Ambiental – Parque Ecológico da Moçota. O PME abrangerá todos os segmentos educacionais, ensino infantil, fundamental I e II, ensino médio, superior, EJA (Educação de Jovens e Adultos), profissionalizantes, educação inclusiva, valorização dos docentes e dos profissionais da educação. A lei municipal que resultará no PME terá vigência de dez anos.

1346