CAÇAPAVA e região

Creche-escola no Pinus do Iriguassu começa a ser construída !!!

terraplenagem00Teve início nesta semana a terraplenagem para a construção da creche-escola no Pinus do Iriguassu II, em Caçapava. O início da obra é resultado do processo de agilização do governo do prefeito Henrique Rinco (PSDB) em regularizar a área para receber o equipamento público.

No mês de agosto, o prefeito sancionou a lei (nº 3.627) que desafetou cerca de 11 mil metros quadrados de um terreno no Pinus do Iriguassu II. Do total da área desafeta, cerca de 3,5 mil metros quadrados foram doados ao governo estadual para a edificação da creche-escola.

A desafetação consiste na mudança da classificação da área de bem de domínio público (que pode ser usada livremente, mas sem a necessidade de ser um serviço gratuito) para bem dominical, que serve de finalidade social. A desafetação deixou a área juridicamente apta à doação.

Creche-escola – O futuro prédio educacional, que vai atender 150 crianças de 0 a 5 anos, obedece às legislações sobre acessibilidade e sustentabilidade, como aquecimento solar e especificações para redução do consumo de água e energia. A creche-escola vai ter sala de atividades, berçário, fraldário, lactário, cozinha, refeitório e lavanderia, entre outros ambientes. Segundo o secretário de educação de Caçapava, professor Sidnei Sanita, “a creche-escola do Pinus do Iriguassu II é importantíssima porque estamos recebendo muitas famílias com crianças e poderemos atender as mães trabalhadoras”.

A empresa que venceu a concorrência pública para a construção da creche-escola é a Construtora Lima &Alves Construções e Empreendimentos Imobiliários Ltda.

Parceria – No mês de julho, o prefeito Henrique Rinco e o secretário de educação de Caçapava, Sidnei Sanita, assinaram convênio entre o Município de Caçapava com o Estado de São Paulo para a construção da creche-escola no Pinus do Iriguassu II. A assinatura aconteceu em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, com a participação do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e do secretário estadual da educação, Herman Voorwald.

A parceria prevê que o município faça a doação da área, a licitação e a condução da obra, enquanto o estado vai investir R$ 1,7 milhão na construção. O município também vai arcar com as futuras despesas de custeio para o funcionamento e manutenção da creche-escola, como os pagamentos dos profissionais, da energia elétrica e dos materiais de consumo, entre outras.

Nova Caçapava – O Parque Residencial da Nova Caçapava também vai ter creche-escola. O prefeito determinou que sua equipe de governo também agilize o processo para a construção da unidade educacional no CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano).

terraplenagem6 terraplenagem01 terraplenagem1 terraplenagem02 terraplenagem2 terraplenagem3 terraplenagem4 terraplenagem5