CAÇAPAVA e regiãoFEB

Comemorações no Forte Ipiranga !!!

DSCN9813Cel. Camargo e Cel. Alvaro cumprimentam a um dos jovens que se destacaram durante sua permanência nas fileiras do Exército Brasileiro.

Nesta manhã de sexta feira, 20, aconteceu, no Forte Ipiranga em Caçapava, formatura especial comemorativa da segunda baixa de soldados temporários do ano de 2015, cerimônia conduzida pelo  Tenente Coronel Álvaro de Souza Pinheiro Filho, Cmt do 6º Batalhão de Infantaria Leve Aeromóvel, ocasião em que cerca de 80 jovens retornaram à vida civil, após temporada nas fileiras do Exército Brasileiro!

Em discurso muito bem elaborado, lembrou o Cel. Alvaro, os ensinamentos militares recebidos pelos jovens que ora retornam à vida civil, complemento da educação que lhes foi concedida no seio de suas famílias, para onde agora retornam, preparados para a vida e para o exercício da cidadania!

Com a presença do Cel. Paulo Márcio Camargo, Chefe do Estado Maior da 12 ª Brigada de Infantaria Aeromóvel, representando o Gen Rolemberg Ferreira da Cunha, lembrou aos jovens soldados, agora civis, dos ensinamentos recebidos nesta curta permanência em caserna, onde obtiveram lições expressivas que lhes serão úteis para o resto de suas vidas, principalmente no que diz respeito ao civismo, ao amor à pátria, e à disciplina, conhecimentos estes que certamente provocarão sensíveis mudanças comportamentais no roteiro de suas novas vidas profissionais e pessoais.

Foi comemorada também, nesta mesma formatura, o dia da Tomada de Monte Castelo, ocasião em que o Cel. Álvaro fez um brilhante discurso, lembrando da importância da participação dos brasileiros, particularmente os soldados do 6º Regimento de Infantaria, (atual 6º BIL Aer), num dos mais sangrentos episódios da Segunda Guerra Mundial onde, da vitória dos nossos pracinhas, dependeriam outras operações, de maior complexidade para o Comando Aliado.

Dados às particularidades locais, onde os nossos bravos pracinhas encontravam-se na base do Monte Castelo, alvo fácil das metralhadoras inimigas no cume, foram necessárias quatro tentativas de se desalojar o inimigo, sendo que na última, no dia 21 de Fevereiro de 1945, a vitória foi conseguida, transformando-se numa das mais importantes conquistas dos soldados brasileiros na Itália.

Após as cerimônias, os jovens soldados, agora civis, participaram de uma desfile de despedida às autoridades, após o que foram recepcionados por seus respectivos familiares.