CAÇAPAVA e região

Comemorações do Dia da Árvore !!!

4Conforme informações do Diretor de Meio Ambiente Márcio Statuti, neste próximo sábado, 20, em comemoração ao Dia da Árvore, o Departamento de Meio Ambiente de Caçapava, através do Viveiro Municipal, fará, na Praça da Bandeira, a distribuição gratuita de cerca de 600 mudas de plantas medicinais e ornamentais, com o objetivo de incentivar a população para o cultivo doméstico, e despertarem sua atenção para as orientações sobre preservação ambiental, que serão ministradas pelos técnicos e pelo ambientalista Seo Orlando Gomes, que estarão no local.

Também serão cadastrados no local, os interessados em receber mudas de Ipês, de quatro tonalidades diferentes, objetivando incentivar os proprietários rurais à formação do dossel, que é a cobertura florestal formada pela copa das árvores, plantadas com espaçamento de 5 metros e disponibilizadas em quadrado, o que inspira a formação de áreas de sombreamento para o gado nos pastos, além de contribuir para o embelezamento dos campos e gera facilidades para a coleta de sementes. Estas mudas de ipê, serão devidamente entregues aos munícipes que fizerem o cadastro, no decorrer das próximas semanas no recinto do Viveiro Municipal.

DSCN4204O Viveiro Municipal de Caçapava, com área de 7 mil m2, fica localizado à Av. Ademar Barbosa Romeu, 90, no Parque Residencial Eldorado e atende a população no horário das 07 às 16 horas de segundas às sexta feiras. Produz atualmente, cerca de 150 mudas/dia de várias especialidades de plantas (medicinais, ornamentais e de cultivo), além de árvores, palmeiras e várias outras espécies, destinadas à doação gratuita aos munícipes mediante simples pedido (até 6 mudas) ou com solicitação expressa (acima de 6 mudas).

No local, a produção de mudas obedece à sistemática padrão, oportunidade em que as sementes são plantadas em recipientes apropriados, dentro de área coberta, com boa luminosidade, sem sol direto, que favorecem a climatização perfeita, mediante a utilização de composto orgânico composto de uma parte de terra (pode ser qualquer uma, inclusive a terra vermelha), uma parte de areia (que irá favorecer o aeramento ideal para o crescimento da muda), e uma parte de composto orgânico, ali mesmo produzido. Nesta fase as sementes são levemente regadas, diariamente, visando mantê-las sempre úmidas. Estes locais podem ser chamados de sementeiras ou berçários!

1Após o tempo específico, adequado para cada tipo de semente, as mudinhas são transplantadas para outras áreas cobertas, também com boa luminosidade e sem sol direto, onde se desenvolverão, até estarem prontas para o plantio, não sem antes passarem uma temporada em área de aclimatação, onde recebem as condições normais de luminosidade, intempéries de clima (frio, calor excessivo, ventos, etc.) para, em seguida, serem plantadas em seus locais definitivos!

Belo trabalho, sem dúvida, que exige acompanhamento visual constante, paciência e abnegação, tudo isto compensado, quando se vê a muda forte e sadia, sinalizando o sucesso de todo o processo.