CAÇAPAVA e região

Caçapava: Com a Saúde não se brinca!!!

secretaria saudeA Prefeitura de Caçapava publicou, por estes dias, edital confirmando que a Secretaria de Saúde local, vai realizar Audiência Pública de Prestação de Contas do 1º Quadrimestre de 2017, que acontecerá no próximo dia 31 de Maio de 2017, as 10 horas, na Câmara Municipal de Caçapava. O edital foi assinado por Kátia Turbay Soares de Carvalho – Diretora de Departamento de Atenção à Saúde.

A pessoa em questão, segundo o edital publicado, encontra-se respondendo pela Secretaria de Saúde, fato que é de se estranhar visto que, em primeiro lugar, não é funcionária da Prefeitura, conforme consta no Portal do e-transparência (visto que o ocupante anterior deste cargo foi demitido em 15 de Maio de 2017, e o cargo está vago até hoje, 29 de Maio de 2017), além de não cumprir a legislação municipal que regula o assunto, determinando que o cargo de Secretário de Saúde, só pode ser exercido por profissional vindo daquela área. Ao que consta, a referenciada, é profissional do ramo da contabilidade, sem quaisquer vínculos com a área de saúde.

dir depto atenção à saúdeSe esta pessoa, Katia Turbay Soares de Carvalho, nem mesmo foi comissionada (se é que vai, de fato!), como pode estar assinando pela Secretaria de Saúde de Caçapava, ainda mais  considerando-se que nem mesmo pertencente à área de saúde?

Os senhores vereadores têm que estar em sintonia com a legislação municipal, evitando que situações esdrúxulas como estas acabem acontecendo, principalmente pelo fato, confirmado, de que as atualizações do portal da Transparência municipal, não estão ocorrendo conforme a legislação.

Por outro lado, nos parece que a Secretaria de Saúde de Caçapava, é uma das áreas mais importantes do município, que deveria amparar e cuidar da saúde dos munícipes com cuidado, rapidez e presteza e hoje é uma das campeãs em reclamações, com a dificuldade de consultas, exames laboratoriais, além da falta de trato pessoal para com o munícipe e outras mazelas.

Não se pode, simplesmente “experimentar” um ou outro profissional não habilitado para o exercício do cargo de Secreetário da citada pasta. Tem que ser profissional da saúde além, claro, de se cumprir a lei!