CAÇAPAVA e regiãoFEB

Brabat26: início dos treinamentos com simulação!!!

DSCN7729#Em 19 de janeiro, foi instalado, no Forte Ipiranga em Caçapava, sede da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), o Posto de Comando e do Centro de Operações do 26º Contingente do Batalhão Brasileiro de Infantaria de Força de Paz (BRABAT 26), que irá atuar na Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH).

A partir do dia 09 de abril, o 26º Batalhão de Infantaria de Força de Paz  (BRABAT 26) começou o Exercício Básico de Operações de Paz (EBOP), nos municípios de Caçapava/SP e Jambeiro/SP, que ocorrerá até o dia 13 de abril, com a utilização de 650 militares brasileiros da Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira.

O EBOP, juntamente com o Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP), que será realizado entre os dias 17 e 27 de abril, está inserido na fase final do preparo da tropa denominada de adestramento. O 26º Contingente Brasileiro tem a previsão de começar a embarcar para a missão de paz no Haiti no dia 17 de maio.

As atividades de instrução do EBOP são simuladas e estão ocorrendo no horário das 8h às 22h. Será feito o patrulhamento ostensivo nas ruas dos bairros com veículos de combate e a pé, a localização e socorro às vítimas de acidentes, a segurança de instalações e de autoridades, escolta de comboios e outros exercícios.

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Caçapava, o EBOP realizou hoje, dia 10 e amanhã, dia 11 de abril duas ações de Cooperação Civil-Militar (CIMIC), no horário das 8h às 12h nas Escolas Municipais Olímpio Alves dos Santos e Professora Geny Farah Salles. Além de atividades de lazer e recreação para crianças, ocorrerão atendimentos médicos e odontológicos, apresentações culturais, palestras educativas, higiene bucal e outros serviços.

O EBOP e o EAOP foram planejados, principalmente, em experiências de sucesso colhidas no Haiti e serão controlados com todas as medidas de segurança necessárias. Os militares poderão interagir dentro de um quadro, o mais semelhante possível, ao que será encontrado no país. O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, sediado no Rio de Janeiro/RJ, estará avaliando a execução dos exercícios, a fim de certificar as condições da tropa para a execução da missão.