CAÇAPAVA e região

A vida nas mãos do computador !!!

IMPOPULARO Programa Farmácia Popular do Brasil vem a ser uma iniciativa do Governo Federal que cumpre uma das principais diretrizes da Política Nacional de Assistência Farmacêutica. Foi implantado por meio da Lei nº 10.858, de 13 de abril de 2004, que autoriza a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) a disponibilizar medicamentos mediante ressarcimento, e pelo Decreto nº 5.090, de 20 de maio de 2004, que regulamenta a Lei 10.858 e institui o Programa Farmácia Popular do Brasil.

As unidades próprias contam com um elenco de 112 itens, entre medicamentos e o preservativo masculino, os quais são dispensados pelo seu valor de custo, representando uma redução de até 90% do valor de mercado. A condição para a aquisição dos medicamentos disponíveis nas unidades, neste caso, é a apresentação de documento com foto, no qual conste seu CPF, juntamente com uma receita médica ou odontológica. Importante ressaltar que somente a Rede Própria aceita receitas prescritas por dentistas.

Existem farmácias particulares conveniadas, que cumprem, ou tentam cumprir estas finalidades e até que chegam mesmo a cumprir esta tarefa de forma razoável, uma vez que dependem das unidades próprias, para a manutenção dos estoques dos medicamentos inclusos no plano.

Em Caçapava, uma das farmácias conveniadas é a Droga Raia que, desde a semana passada informa a um leitor do taiadaweb, que “seus medicamentos não foram liberados pelo sistema.” o que significa que nossos aposentados e pessoal da terceira idade, só sobrevive, porque o “Grande Computador” autoriza! Se não autorizar, babau, o velhinho vai morrer!

Trata-se de mais uma tremenda safadeza que este (des)governo petralha comete contra cidadãos de bem, os quais, já espoliados em suas aposentadorias, justo na pior hora possível, quando depende de várias medicações de custo altíssimo, ainda tem que entregar suas vidas, nas mãos, ou nos chipsets de algum maldito computador petralha pilantra, que os levará à morte, para economizar alguns milhares de centavos, que certamente cairão no bolso de algum petralha graduado!

Lamentável!