CAÇAPAVA e região

A morte do dr. Manoel José Alcântara!!!

ManoelAntonio Carlos, Dr. Manoel Alcântara, dona Lígia, Gladys e um de seus filhos, João José

Lamentamos informar o falecimento, ocorrido na tarde de 14 de Abril passado (aniversário de 161 anos de Caçapava), do dr. Manoel José de Alcântara, um dos grandes pecuaristas de Caçapava, que muito contribuiu para o desenvolvimento da pecuária leiteira de Caçapava.

Do alto de seus 95 anos, Dr. Manoel como foi conhecido, sempre esteve à frente da administração de sua fazenda, juntamente com sua esposa Dona Lígia que, com letra impecável, fazia todos os apontamentos diários, de forma manual, embora todas as atividades fossem mecanizadas.

Dr. Manoel era Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ-USP em 1943, com especialização em zootecnia do gado de leite. Em 1947 entrou na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo onde se tornou Delegado Agrícola da região do Vale do Paraíba pela CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral). A Casa da Agricultura de Caçapava quando foi fundada recebe o nome de seu tio Joaquim de Barros Alcântara.

Foi juiz internacional de avaliação de gado leiteiro principalmente da raça holandesa. Viajou para diversos países do mundo como Holanda, Alemanha, Israel para conhecer o sistema de produção destes países, sempre trazendo consigo uma enorme bagagem de conhecimento.

Foi um dos pioneiros na introdução do transporte do leite em caminhão com refrigeração, um enorme passo na busca pela qualidade do leite. Um dos primeiros a utilizar a técnica de inseminação artificial para melhora da qualidade genética do rebanho leiteiro, inclusive ajudando a difundir a tecnologia antes restrita a poucos produtores.

Além disso ministrou inúmeras palestras e cursos de orientação voltados ao produtor de leite, tanto na parte de nutrição animal como preparo de silagem e formulação de rações, como na área de biotecnologias da reprodução. Propriedade é da família desde 1909. A Fazenda Piedade, com área de 81 alqueires, era produtora de café, onde chegou a ter 60 mil pés.

Após sua formação e com a derrocada da cultura do café e também por causa de chuvas que destruíram sua lavoura, começou a produzir leite comercialmente a partir de 1944, atividade que mantém até hoje. Sua produção máxima atingida foi de 1,5 milhões de litros de leite por ano, o que dá uma média diária aproximada de 4mil litros de leite. Hoje produz ao redor de 1 milhão de litros ao ano. Sempre teve controle preciso de todo seu rebanho, com anotações do histórico de cada animal.

Aos 95 anos ainda acompanhava a fazenda e observava sua produção, seus animais. Sua esposa Ligia de 90 anos, auxilia nas anotações. Um dos filhos, Paulo Roberto, cuida da parte gerencial da propriedade. Outro filho, João José, faz a parte de contabilidade. Tinha ainda duas filhas, Vera Lygia e Sônia Geni. Possui funcionários que estão com ele há mais de 30 anos. É um produtor considerado inovador, sempre aplicando novas tecnologias na propriedade, referência nacional quando se trata de criação de gado de leite, caçapavense de nascimento.

Dr. Manoel foi enterrado no mausoléu da família, no Cemitério de São João Batista em Caçapava,SP, às 13,30 horas do dia 15 de Abril de 2016.

Dr. Manoel era tio de nossos amigos de longa data, Gladys e Antonio Carlos, à quem apresentamos nossas mais sinceras desculpas pelo descuido, involuntário, da ausência de publicação de nota de falecimento no dia do ocorrido.