Empresas que enganam seus clientes na busca do lucro imoral!!!
Como a intenção de nosso informativo é apenas para com o LEITOR, independentemente das questões ligadas às práticas publicitárias e comerciais, volta e meia, como exatamente agora, estamos divulgando situações em que empresas de grande porte, despreocupadas com a eventualidade de serem (ou não) fiscalizadas e multadas por prática de prejuízo ao cliente, (visto que os setores de fiscalização não acompanharam a corrente sempre crescente de novos clientes), acabam criando situações personalíssimas para driblar a lei e enganar o cliente, aumentando, assim, o lucro imoral sustentáculo de sue próprio gigantismo.
Vejam os três exemplos abaixo
Vivo telefonia, internet e TV
Inadmissível um setor de Ouvidoria, ficar com os serviços indisponíveis, por conta de falha de sistema, segundo informação obtida em contato telefônico! Melhor seria se parasse tudo de vez pois, afinal, a Vivo já carrega a fama de ser péssima na tarefa de atendimento ao cliente, deixando-o, invariavelmente, às voltas com a Ouvidoria ou então com o setor de reclamações da Anatel, que muito contribui para a resolução das queixas dos usuários. Uma das piores tarefas que o cliente enfrenta com a Vivo, é relacionado ao envio das contas mensais, que quase nunca chegam dentro do dia de pagamento, forçando o cliente a pagamento de taxas e multas, as quais, por representarem valores pequenos, são pagos e não reclamados pela maioria dos clientes. Imagine-se um erro de 2 ou 3 reais em cada conta da Vivo, multiplicada pelo número de clientes que a empresa possui? Daria uma bela fortuna, não é?
Atendimento de estagiários da Caixa Econômica Federal
Fato ocorrido neste dia 10, quarta feira, ocasião em que um cliente, com dificuldades de efetuar um pagamento via PIX, dirigiu-se à Agência de Caçapava, em busca de ajuda, que encontrou (?) na figura de três simpáticas mocinhas, sentadas em umas cadeiras colocadas à entrada da agência. Meio estranho pois pareciam não pertencer ao quadro de trabalho do banco. Contatada, uma das moças, sem se levantar da cadeira, deu explicações inadequadas e inapropriadas, alegando que o erro era do cliente, só que não quis explicar qual era o erro, porque passava das 13 horas e o pagamento (segundo a própria) não mais poderia ser feito neste mesmo dia. O cliente então dirigiu-se á uma casa lotérica ao lado e conseguiu pagar o documento, sem quaisquer problemas. Lamentável que um banco do tamanho da Caixa, coloque pessoas despreparadas e mal treinadas para atendimento dos clientes, situação que, pior ainda, leva o cliente ao prejuízo. Para se manter estagiários deste nível, é melhor não tê-los!
Postos de Gasolina
Em sua maioria, são absolutamente normais, seguindo as regras. No entanto, tem um posto aqui de Caçapava (apenas um) que, mesmo tendo uma boa cobertura de telhado sobre as bombas, coloca uma capa de plástico exatamente em cima do painel que registra o preço do combustível por litro, a quantidade de litros que está sendo colocada nos tanques dos veículos, dificultando a leitura e impedindo os consumidores de se certifiquem que receberam a quantidade exata de combustível pago. Claro que esta capa não está ali, com a fina intenção de proteger a bomba de combustível, não é? A ANP e demais órgãos fiscalizatórios dos combustíveis, deveria emitir uma determinação, PROIBINDO, o uso de qualquer capa sobre o painel das bombas. Coisa simples mas que tem que ser descrita para, caso esta norma seja violada, possa ser multada. Prejuízos de R$ 10 ou R$ 20 por cliente. Não vale a pena reclamar, não é? Só que se ninguém reclamar, o esperto estará gerenciando uma pequena e indevida fortuna, sem o correspondente fornecimento do produto ou serviço!
Fontes para reclamação:
Vivo: Anatel
Caixa: Banco Central
Posto: ANP