GERAL

Quase 70% dos prefeitos do Vale e Litoral Norte têm propostas em tecnologia !!!

forum 1Levantamento revela como gestores pretendem melhorar a qualidade dos serviços públicos ofertados à população; Em dezembro, região terá Fórum de Cidades Digitais para tratar de inovações

Das 39 cidades da mesorregião do Vale do Paraíba Paulista e Litoral Norte, em 26 já há a tendência de receber investimentos em tecnologia nos próximos anos. É o que mostra consulta feita pela Rede Cidade Digital (RCD) aos planos de governo dos prefeitos, protocolados no ano passado junto ao TSE. A segurança pública é o setor mais lembrado pelos prefeitos (22%), com a diretriz para implantação de câmeras de monitoramento nas cidades. Outra necessidade apontada é a informatização dos mais diversos setores que aparece com 16%, seguido de investimentos tecnológicos na Educação e Saúde, 13% e 10% respectivamente.

O diretor da RCD, José Marinho, ressalta ainda que diversas localidades já contam com iniciativas digitais. Alguns modelos, acrescenta ele, serão apresentados no I Fórum de Cidades Digitais do Litoral Norte, que será realizado em Ilhabela, dia 05 de dezembro, por meio de uma parceria entre a Rede Cidade Digital e a Prefeitura Municipal de Ilhabela. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br. “Mais do que infraestrutura de rede e sistemas, é preciso pensar no cidadão, em como a tecnologia possibilitará melhores condições de vida através do desenvolvimento local. Por isso a importância desse fórum para interação e para facilitar o planejamento em TIC das cidades”, observa Marinho.

Propostas – Entre os prefeitos com mais propostas está o de Campos do Jordão, Fred Guidoni, que incluiu iniciativas inovadoras com enfoque na saúde e na inclusão digital, tendo como objetivos informatizar e remodelar todo o sistema de atendimento dos pacientes, além de iniciativas para tornar a cidade mais moderna. Outro município que planeja dar ênfase à tecnologia é Potim, onde a prefeita Erica Soler Santos De Oliveira cita a implantação de internet em praças públicas e a modernização das escolas através de lousas digitais, além de recuperar o sistema de monitoramento por câmeras instaladas em determinados pontos estratégicos.

O prefeito de Taubaté, Ortiz Júnior, é o que mais destacou no plano de governo investimentos em tecnologia, abrangendo diversos setores, dentre eles para educação, tomando como base uma reestruturação dos laboratórios de informática e o acesso à internet nas escolas. Na Saúde, o prefeito propôs a adoção do prontuário médico eletrônico e um sistema de notificação via mensagem, com o intuito de facilitar o atendimento da população.

Cidades Digitais-  Ainda de acordo com o diretor da RCD, José Marinho, o I Fórum de Cidades Digitais do Litoral Norte Paulista visa promover a troca de experiências e contribuir com o planejamento tecnológico dos municípios. Na pauta do encontro constam políticas públicas, soluções de mercado e modelos em andamento nos municípios.

Serviço:

I Fórum de Cidades Digitais do Litoral Norte Paulista

Ilhabela, 5 de dezembro

Inscrições gratuitas para servidores públicos

http://forum.redecidadedigital.com.br/