O desmonte da equipe de manutenção elétrica de vias públicas!!!
As manutenções elétricas públicas da cidade, até o ano passado, eram todas feitas pela empresa Engeluz, cujo contrato encerrou no mês de Setembro de 2016, sendo que a Administração Municipal anterior abriu licitação para renovação, que foi impugnada a pedido de um dos interessados no serviço.
Nesta ocasião, a Administração Municipal anterior verificou que teria custos muito mais reduzidos, se fizesse os trabalhos mencionados, mediante a utilização de equipe própria, funcionários contratados pela própria prefeitura.
Para se ter uma idéia, a Prefeitura pagava R$ 100.000,00 mensais para a Engeluz e com os serviços sendo feitos por funcionários próprios, gastaria R$ 25.000,00, acrescido da compra de mais um caminhão escada para os trabalhos.
Começou assim, com equipe de dois homens, sendo um comissionado, então responsável pelos serviços, qualificado com certificação, para o trabalho em redes aéreas e com muitos anos de experiência no setor, conhecedor da problemática elétrica da cidade, e outro, concursado, Eletricista residencial, também certificado, SEM qualificação para trabalho em redes aéreas.
Pois bem, por volta do dia 2 de janeiro de 2017, portanto já no governo atual, o primeiro citado, comissionado, foi desligado, por decisão do prefeito Fernando Diniz, ficando como responsável pelo setor de manutenção elétrica de vias públicas, o segundo acima citado, NÃO QUALIFICADO para trabalhos com rede aérea, situação em que se enfrenta risco de vida diuturnamente!
Este tipo de trabalho é regido pela NR-10 que estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.
Ou seja, o indivíduo em questão, NÃO PODE prestar serviços em rede aérea, sem a qualificação profissional prevista nesta NR-10.
É vital que as áreas de segurança no trabalho da Prefeitura de Caçapava, tomem conhecimento do fato e providenciem um comunicado aos responsáveis pela atual situação, com alerta para os iminentes riscos de vida envolvidos!