XXVIII Encontro da FEB em São Luiz do Maranhão!!!
Neste ano de 2016 São Luís vai sediar o XXVIII Encontro dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira – FEB, de 19 a 22 de outubro. A proposta do evento é de iniciativa do 24 Batalhão de Infantaria Leve – “Batalhão Barão de Caxias” e da Associação dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira-Regional São Luís/Maranhão e contará com vasta e rica programação.
Convidados de todo o Brasil e do exterior, notadamente, da Itália, prestarão, na ocasião, suas homenagens a esses nossos heróis brasileiros, ao mesmo tempo que buscarão estratégias alternativas de resgatar a importância dos feitos desses nossos conterrâneos, ainda pouco valorizados no Brasil nos dias atuais.
Considerando ser de fundamental importância que as instituições e órgãos da cultura e do saber ( de um modo geral) assumam empreitadas na busca da construção do conhecimento, pesquisando e regatando documentos e apontamentos desse período, que resultarão, com certeza, na apresentação de dados de grande valor, ainda desconhecidos por um grande contingente de brasileiros.
Nessa perspectiva, a Academia Ludovicense de Letras- ALL e a Sociedade de Cultura do Brasil-SCL tomam a iniciativa de organizar uma Antologia de textos e poesias, para apresentar de forma leve e verdadeira as condições e contradições da participação dos pracinhas brasileiros na Itália, na Segunda Guerra Mundial. O lançamento desta Antologia dar-se-á no XXVIII Encontro dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira – FEB, como parte da programação do evento.
Convém ainda registrar que, na Itália, além do Monumento Votivo Militar Brasileiro, (homenagem prestada pelas autoridades italianas aos militares brasileiros mortos durante a II Guerra Mundial), localizado em Pistóia – Região da Toscana, existem outros, oferecidos pelo povo, em memória dos soldados brasileiros.
A participação desta Antologia está aberta a escritores, poetas, pesquisadores, professores, acadêmicos, estudantes universitários e do Ensino Fundamental e Médio, do Brasil e do exterior. Ou seja, todos auqeles que desejam a PAZ entre as pessoas e em todos os continentes do nosso planeta.
OBJETIVOS
– Conhecer a história da participação da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial, na Itália;
– Cultivar a Memória da Força Expedicionária Brasileira, realçando as relações e a integração dos soldados brasileiros com a população italiana, que era profunda e especial, diferente das demais relações dos integrantes das forças Aliadas;
– Analisar as condições e contradições desse momento da história do Brasil;
– Resgatar a grandeza desses heróis brasileiros e a sua humanidade em tempos de guerra;
– Apreender a importância do conhecimento das condições de combate dos expedicionários brasileiros, tanto na dimensão objetiva quanto subjetiva;
– Evidenciar o reconhecimento dos feitos dos pracinhas brasileiros, pelos italianos, contrapondo-o ao esquecimento dos brasileiros;
– Apreender e aprender por intermédio da história da guerra, os caminhos da Paz;
– Divulgar os conhecimentos produzidos e as fontes existentes relativos ao tema;
– Compreender a urgência de otimização do potencial criador da criança e do adolescente, bem como o papel de mediação da escola, da família e das Instituições culturais nessa perspectiva.
NORMAS:
- a) ESTUDOS E PESQUISAS (crônicas, ensaios):
– Cada autor ou coautor poderá enviar até dois (02) textos, em world, com o máximo de 04 (quatro) páginas, formato A4, Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,0 incluindo bibliografia e fotos.
– Enviar, adjunto, currículo literário resumido (no máximo seis linhas), em que conste data de nascimento, cidade e país de origem; e-mail, com foto atualizada.
- b) POEMAS:
– Cada poeta poderá apresentar até 02 (dois) poemas, em world (duas páginas), formato A4, times New Roman, tamanho 12, espaço 1,0.
– Enviar, adjunto, currículo literário resumido (no máximo seis linhas), em que conste data de nascimento, cidade e país de origem; e-mail, com foto atualizada.
A aceitação dos trabalhos dar-se-á na ordem de recebimento, até completarem as 300 páginas da Antologia.
Envio de material para: dilercy@hotmail.com