WhatsApp: veja como usar nova ferramenta para desfocar imagens
Os aplicativos, especialmente os de redes sociais, passam por constantes atualizações em prol da melhoria da usabilidade e em busca da melhor experiência para o usuário. Está em fase de teste uma mudança que divide opiniões, o WhatsApp vai permitir desfocar imagens.
A opção já é usada em editores de fotos e em alguns sites, que “borram” partes de imagens que contém placas de veículos, cenas de crime e acidentes com feridos e mortos. É uma forma de preservar pessoas e informações, evitar gatilhos e diminuir o impacto de cenas chocantes.
Como vai funcionar?
O recurso fica no editor de desenho do aplicativo e vai permitir ocultar informações secretas ou confidenciais. A imagem poderá ser desfocada de duas formas diferentes, com a opção de efeito alternativo. O usuário também poderá escolher o tamanho da área que será desfocada e a intensidade do efeito “borrado” ou “quadriculado”.
- Faça login na sua conta;
- Abra uma conversa e clique no botão de clipe;
- Em seguida, escolha “Fotos e vídeos”;
- Selecione um arquivo do computador;
- Clique no ícone de fundo transparente, no menu superior;
- Ajuste a área do desfoque;
- Use os botões na parte inferior para trocar o tipo de efeito e a intensidade;
- Pressione “OK” para concluir.
Veja também: Método discreto para descobrir se algum contato está ONLINE no WhatsApp
Quando poderei usar o WhatsApp para desfocar imagens?
Como a ferramenta se encontra na fase de teste iniciais, por enquanto ela ainda não será lançada para todos os dispositivos, pois pode passar por mudanças. Além disso, é preciso analisar os resultados do seu uso na versão beta. Sendo assim, é impossível dizer quando o desfoque estará disponível para todos, ele pode inclusive ser descartado.
Outro ponto é que o desfoque está funcionando apenas na versão 2.2241.2 do WhatsApp Web Beta, ainda não foram iniciados os testes para celular. Para tirar a prova é só tentar enviar uma imagem pelo mensageiro e verificar se a ferramenta aparece como opção na edição, antes de enviar a mensagem.
Enquanto aguada, os usuários mais ansiosos pelo uso da novidade podem manter o WhatsApp sempre atualizado para a versão mais recente, dessa forma, se e quando o recurso for incorporado estará disponível para ser prontamente utilizado.