CAÇAPAVA e região

Wagner Veiga: excelência do artista plástico caçapavense nas aquarelas e bico-de-pena

Uma belíssima aquarela, feita por nosso amigo de infância Wagner Veiga, renomado artista plástico autodidata nascido em Caçapava, São Paulo, em 1950, revela imagem básica do Alambique do Jannuzzi, em nuances perceptíveis a quem lá esteve e que remetem à saudade.

Como ilustrador e programador visual, Wagner ingressou na equipe de artes gráficas da TVE no Instituto Nacional de Pesquisas Espacias – INPE, em São José do Campos-SP em 1970, além de ter trabalhado como layoutman e diretor de arte em agências de publicidade em São Paulo, onde sua formação profissional foi no setor de propaganda, seguindo, nos anos 1973, para Vitória no Espírito Santo, atuando em agências locais.

Em paralelo às tais atividades profissionais, desenvolveu técnicas especiais nas artes plásticas, descobrindo novas e atualizadas formas de aplicar seu talento e desde então, se especializou e não mais parou de pintar. Participou de várias exposições coletivas em São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Salvador, além de outras, individuais, em Vitória e São Paulo.

A fim de tornar seu trabalho mais acessível ao público, providenciou a digitalização, em alta resolução, de seus trabalhos em aquarelas, bicos de pena e outros desenhos, banco de dados que hoje, é base para vários produtos, principalmente no ramo da decoração, oferecendo a possibilidade de obter quadros emoldurados ou telas em vários tamanhos mantendo a fidelidade gráfica de um original.

Em decorrência, surgiram outros projetos, como calendários, postais e embalagens que hoje incorporam o lado comercial do artista, além da linha de produtos com obras de arte reproduzidas e assinadas, tipo Telas (canvas), lona em chassi de madeira, reprodução assinada, para personalizar a moldura à sua maneira e pasta brinde, excelente opção para brinde empresarial e presente, e que hoje, estão à disposição dos admiradores, com reproduções pronta-entrega e originais disponíveis, cujos pedidos podem ser feitos diretamente no site do artista.

O ateliê de Wagner Veiga nos últimos anos tem recebido um tipo específico de encomenda de obra de arte. Capixabas que moram fora do estado e fora do país, por saudades de Vitória e de várias regiões do ES, estão pedindo obras com imagens dos nossos cartões-postais.  Praias, igrejas, montanhas, patrimônio histórico e arquitetônico fazem parte das obras mais pedidas. “Fico feliz por estar sendo útil ao preencher essa saudade e também divulgar nossas belezas capixabas pelo mundo afora.”

Em Caçapava, onde aparece volta e meia, ocasião em que aproveita para descansar e visitar os velhos amigos e locais por onde passou na infância e juventude (com boas lembranças dos saudosos seo Silvio e dona Albertina seus pais, além do irmão SaintClair, colega de vários voos) e também para participar, anualmente (na medida do possível), do Encontro da Jovem Guarda Caçapavense, evento criado por outro taiada, também fera das artes, o Sérgio Santos Fujarra.