Voluntários do Sertão em Anagé, BA !!!
Dra. Sara Queiroz,aguardando o embarque para Anagé no aeroporto de Ribeirão Preto!
Implantado em 2000 pelo empresário Doreedson Pereira, (Dorinho) o projeto Voluntários do Sertão iniciou distribuindo brinquedos e cestas básicas, em Condeúba e cidades vizinhas, no sertão da Bahia. Atualmente o programa realiza atendimento médico, odontológico, pequenas cirurgias, palestras, e distribui Kits de saúde e higiene pessoal.
Seu objetivo é promover assistência social, saúde, segurança alimentar, nutricional e promover o voluntariado com acompanhamento dos indicadores de transformação social. A ação é anual e a equipe de voluntários é composta por médicos de várias especialidades, dentistas, enfermeiros, psicólogos, pilotos, cozinheiros, motoristas, auxiliares administrativos e populares de boa vontade, liderados por especialistas das respectivas áreas.
A caravana é composta por caminhões, aviões, e vans que cortam o país e realizam maratonas de atendimento que duram uma semana e resulta na maior ação de saúde e cidadania do interior da Bahia.
Para ampliar a atuação, em 2008 a Organização Voluntários do Sertão implantou o Programa de Capacitação e Geração de Renda, distribuindo kits de irrigação familiar, sementes de hortaliças, bandejas e substratos, além de capacitar os sertanejos. Cada kit de irrigação beneficia diretamente 30 famílias com produção de alimentos para subsistência, e o excedente é transformado em renda. Através de parcerias com empresários socialmente responsáveis, atualmente o projeto conta com 58 núcleos de Hortas Comunitárias que beneficiam 1740 famílias em 13 municípios.
Em doze anos de atuação, a ONG mobilizou 3.000 mil voluntários e realizou mais de 111.000 mil atendimentos médicos e odontológicos gratuitos.
Neste ano de 2013, o projeto está ocorrendo na cidade de Anagé e região, no estado da Bahia e conta com 250 voluntários, dentre os quais minha filha Sara, médica generalista que, neste exato instante está voando para Anagé, nas asas da Força Aérea Brasileira, com uma parte dos voluntários. Que Deus os proteja ilumine!