Veículos abandonados em vias públicas, serão recolhidos pela prefeitura!!!
A Secretaria de Defesa e Mobilidade Urbana, passará a recolher veículos abandonados em logradouros públicos, com base na Lei Municipal 5306, de 5 de agosto de 2014. O início da fiscalização está previsto para o mês de setembro deste ano.
A ação visa retirar das ruas os carros abandonas sem funcionamento ou movimento, ocasionando acúmulo de lixo e mato em seu interior ou no entorno. De acordo com a lei, os carros serão recolhidos ao pátio permissionário e levados a leilão, após 90 dias.
Após o recolhimento, o veículo será liberado mediante pagamento das despesas de remoção, estadia e multas relacionadas, conforme tabela abaixo:
Veículo |
Valor da Remoção |
Valor da Diária (estadia) |
Motocicletas e similares |
R$ 220,00 |
R$ 15,00 |
Veículos leves |
R$ 670,00 |
R$ 50,00 |
Veículos pesados (exceto ônibus, reboque e semi-reboque) |
R$ 1.500,00 |
R$ 95,00 |
Ônibus, Reboque e semi-reboque |
R$ 3.500,00 |
R$ 200,00 |
Claro que a imensa maioria dos veículos que serão apreendidos, ficarão eternamente na responsabilidade da Prefeitura de Caçapava, em função das carcaças não compensarem o investimento de pagamento das taxas que serão cobradas. Verdadeiras bombas, abandonadas nas vias públicas por maus munícipes, que não têm a menor preocupação com a mobilidade dos demais!