GERAL

Vazamento da receita com cloroquina de David Uip rende condenação!!!

​Em audiência preliminar no Juizado Especial Criminal do Fórum da Barra Funda, em SP, realizada na tarde desta quinta, 11, e presidida pelo juiz Fabrizio Sena Fusari, o gerente da farmácia que vazou a receita médica do infectologista David Uip na qual era prescrito difosfato de cloroquina deverá pagar R$ 11 mil por divulgar o documento.                                                                     

Em abril do ano passado, uma imagem da receita atribuída ao infectologista, que foi coordenador do Comitê de Contingenciamento do Governo de São Paulo, veio a público. No dia 23 de março, o infectologista havia sido diagnosticado com Covid-19.

O gerente da farmácia é acusado pelo crime de violação de sigilo profissional, que pode ter pena de detenção de três meses a um ano.

Com o vazamento da receita, Uip passou a ser atacado em redes sociais pelo suposto uso do medicamento no tratamento da Covid-19 quando, no público, condenava sua utilização, atitude compatível com sua participação no governo estadual da época, contrário ao uso da cloroquina. Questionado sobre isso em diversas ocasiões, o médico se negou a informar se lançou mão da droga ou não. “Não faço isso para esconder nada, mas não quero transformar meu caso em modelo para coisa alguma”, disse Uip na época.

O assunto virou uma questão política, com o presidente Jair Bolsonaro, entusiasta do medicamento, cobrando uma resposta de Uip. O médico reagiu, respondendo a Bolsonaro em uma entrevista coletiva do governo paulista naquele mesmo mês.