CAÇAPAVA e região

Vacinação Covid: Próxima semana – De 14 a 16 pessoas com deficiência e comorbidades!!!

A Secretaria de Saúde/Vigilância Epidemiológica anunciou a estratégia de vacinação contra a Covid-19 para os dias 14, 15 e 16 de junho (segunda, terça e quarta). A nova estratégia vai abranger novos postos de vacinação e englobar pessoas portadores de deficiência (com ou sem BPC) a partir de 18 anos e pessoas com comorbidades de 18 a 59 anos.

Nos dias 14, 15 e 16, serão vacinados com a 1ª dose da Pfizer/ Biontech, OS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA PERMANENTE GRAVE A PARTIR DE 18 ANOS, que recebem ou não o Benefício de Prestação Continuada (BPC), nos seguintes postos de vacinação: ESF Pinus do Iriguassu I (Rua Adhemar Moreira Barbosa Romeu, 810 – Res. Eldorado); ESF Vila Paraíso (Rua José Monteiro da Silva, nº 9 – Vila Paraíso); ESF Caçapava Velha (Estrada Municipal Amadeu Tenedini, 249 – Caçapava Velha); ESF Vila Santos (Rua Rui Barbosa, 199 – Jd. São José); ESF Nova Caçapava (Rua Honório Ferreira Pedrosa, 635 – Pq. Res. Nova Caçapava) e ESF de Piedade (Rua João Antônio Nogueira, 110 – Piedade). O horário de atendimento para a vacina nestes postos será das 8h30 às 12h30, por ordem de chegada.

AS PESSOAS COM COMORBIDADES DE 18 A 59 ANOS receberão a 1ª dose da vacina Astrazenecana Faculdade Santo Antônio (Avenida da Saudade, 26 – Jd. Campo Grande), das 8h30 às 12h30, por ordem de chegada.

O resumo da estratégia da vacina ficou da seguinte forma:

 

DIAS 14, 15 e 16

(Segunda, Terça e Quarta)

 

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (COM OU SEM BPC) A PARTIR DE 18 ANOS

1ª dose da Pfizer/ Biontech

Locais:

ESF Pinus do Iriguassu;

ESF Vila Santos;

ESF Vila Paraíso;

ESF Caçapava Velha;

ESF Nova Caçapava;

ESF Piedade.

Horário: 8h30 às 12h30

Por ordem de chegada

 

PESSOAS COM COMORBIDADES DE 18 A 59 ANOS

1ª dose da Astrazeneca

Local:

Faculdade Santos Antônio

Horário: 8h30 às 12h30

Por ordem de chegada

 

De acordo com o Ministério da Saúde, são consideradas comorbidades, as seguintes enfermidades: Doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV.

Para tomar a 1ª dose da vacina, as pessoas com comorbidades devem levar RG, CPF, comprovante de residência, Cartão SUS e comprovante da condição de risco, por meio de receita médica de uso contínuo do medicamento, com validade de 12 meses; ou exames com laudos que comprovem a doença com a mesma validade; ou ainda, prescrição médica indicando a vacina e a comorbidade apresentada.

Os indivíduos com deficiência permanente grave são aqueles que tenham limitação motora que cause grande dificuldade para andar ou subir escadas; grande incapacidade ou dificuldade de ouvir, de enxergar; deficiência intelectual permanente que limite atividades habituais como trabalhar ou ir à escola.

Para tomar a vacina, esses indivíduos devem apresentar laudo médico que indique a deficiência, ou comprovação de atendimento em centro de reabilitação, ou cartão de gratuidade no transporte público, ou documento oficial com indicação da deficiência, ou autodeclaração (na ausência de outro tipo de documento). Para os beneficiários do BPC, é necessário apresentar o comprovante do benefício.

Ao se dirigirem aos postos de vacinação, as pessoas devem usar máscaras e manter o distanciamento umas das outras enquanto aguardam na fila de espera.