CAÇAPAVA e região

Vacinação Covid-19, Sarampo e Gripe Influenza em 25 a 27 de Maio

COVID-19

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, segue com a vacinação contra a Covid-19. Nos dias 25, 26 e 27, a vacina será aplicada nas seguintes unidades de saúde:

ESF Jardim Rafael;

UBS Centro;

ESF Nova Caçapava;

ESF Vila Paraíso;

ESF Vila Menino Jesus;

O horário de atendimento é das 8h30 às 15h30, ou até o término das doses. Das 15h30, às 17h, serão disponibilizadas as doses remanescentes do dia. Podem se vacinar os seguintes públicos:

– Primeira dose para pessoas de 5 anos ou mais;

– Segunda dose para pessoas de 5 anos ou mais;

– Terceira dose para imunossuprimidos, gestantes e puérperas de 12 anos ou mais que tenham tomado a segunda dose há, no mínimo, 4 meses;

– Terceira dose para pessoas de 18 anos ou mais que tenham tomado a segunda dose há, no mínimo, 4 meses;

– Terceira dose para os imunossuprimidos de 18 anos ou mais que tenham tomado a segunda dose há no mínimo 28 dias;

– Dose adicional para quem tomou dose única de Janssen há, no mínimo, 2 meses;

– Quarta dose para imunossuprimidos de 12 anos ou mais que tenham tomado a terceira dose há, no mínimo, 4 meses;

– Quarta dose para idosos de 60 anos ou mais que tenham tomado a terceira dose há, no mínimo, 4 meses*.

* Pessoas com mobilidade reduzida poderão ser vacinadas no carro.

** É imprescindível a apresentação do comprovante de vacina da dose anterior (para todos os públicos) e da carteira de vacinação das crianças até 11 anos de idade.

*** Para as crianças que possuam comorbidades, é necessário apresentar comprovante (receitas, exames etc) das comorbidades.

**** Crianças que não estiverem acompanhadas pelos pais devem apresentar termo de assentimento assinado por eles.

 

ATENÇÃO: Ainda não há recomendação da Vigilância do Estado para a 3ª dose dos menores de 18 anos e nem da 4ª dose para pessoas abaixo de 60 anos, nem profissionais de saúde ou viajantes.

 

SARAMPO

continua a campanha de vacinação contra o sarampo nos dias 25, 26 e 27 de maio (segunda a sexta-feira), nas seguintes unidades de saúde: ESF Jardim Rafael, UBS CentroESF Nova Caçapava, ESF Caçapava VelhaESF Vila Paraíso, ESF Vila Menino Jesus e ESF Piedade.

A vacinação acontece das 8h30 às 15h30, ou até o término das doses, para os seguintes públicos:

– Trabalhadores de Saúde (vacinação seletiva – necessária caderneta de vacina);

– Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias* (todas as crianças receberão uma dose da Tríplice Viral, independentemente, da situação vacinação).

* É imprescindível a apresentação da carteira de vacinação das crianças e o documento de identificação.

 

GRIPE INFLUENZA

A campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) continua, nos dias 25, 26 e 27 (quarta a sexta-feira) atendendo os mesmos públicos.

A vacina será oferecida em sete unidades de saúde: ESF Jardim RafaelUBS Centro, ESF Nova CaçapavaESF Caçapava VelhaESF Vila Paraíso e ESF da Vila Menino Jesus e ESF Piedade, das 8h30 às 15h30, ou até o término das doses.

Podem se vacinar os seguintes públicos:

– Pessoas de 60 anos ou mais;

– Trabalhadores de Saúde*;

– Crianças de 6 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias;

– Gestantes;

– Puérperas (até 45 dias após o parto);

– Professores;

– Portadores de Deficiência;

– Comorbidades (Veja a lista de comorbidades abaixo);

– Caminhoneiros;

– Trabalhadores de Transporte Coletivo;

– Forças Armadas, de Segurança e Salvamento;

– Funcionários do Sistema Prisional.

* São considerados trabalhadores da saúde aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Assim, compreende tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares – quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas. Incluem-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras.

A comprovação de atuação na área deve ser por meio de carteira de trabalho, carteira do conselho profissional ou contrato de trabalho e/ou de estágio.

 

Lista de comorbidades:

 

Tabela de comorbidades