Um crescimento sem precedentes para Caçapava !!!
Só não vê, quem não quer, não é mesmo? Pelo mapa acima, pode-se ver as anotações em vermelho (condomínios industriais) e em amarelo (condomínios residenciais), que já estão em andamento em nossa cidade, segundo o nosso Secretário de Indústria, Comércio, Agricultura e Turismo Marcos Watanabe:
Nos condomínios industriais, temos:
Aerovale, com 2.3 milhões de m2 de área e 305 novos negócios, assim distribuídos: 124 lotes aeronáuticos e 181lotes industriais/comerciais.
Via Vêneto, ao lado do Aerovale, com 600 mil m2 de área, que terá cêrca de 50% do total de sua área, preservada com mata, assim distribuídos: 33 lotes totais, com 10 lotes já reservadas, sendo um para empresa de produção de lâmpadas Led e outro para Usina de energia fotovoltaíca e as 8 restantes pára empresas italianas.
Jerônimo da Veiga, com 100 mil m2 de área, distribuidos em 50 lotes industriais de 1.000m2 cada.
CIECC, da Construtora Aurélio Pascoal, com +_ 150 mil m2 de área, distribuidos em 77 lotes industriais/comerciais, já com 30 reservados, dentre eles para empresas como Plani, Farmácia Terapêutica, Casa Flora e Mitsubishi (estoque de veículos).
Nélio de Toledo, com aproximadamente 70 mil m2, distribuidos em 50 lotes industriais.
Nos condomínios residenciais, listamos:
– Terras do Vale
– Terras de Santa Mariana
– Residencial Bela Vista
– Residencial Alta Vista I
– Residencial Alta Vista II
– Loteamento Popular Pinus do Iriguassu II
– Residencial Vela Vittá
– Residencial Colinas I
– Residencial Colinas II
– Loteamento Parque do Museu
– Loteamento Portal do Lago
– Residencial IpêsI
– Loteamento Popular (KSE Empreend.)
– Residencial Amor
– Residencial Terras Altas
– Residencial Jequitibá
– Ecopark Bourbon
Todos os citados, já aprovados do ponto de vista municipal e em fase de pré-instalação!
Enquanto isto, a Praça da Bandeira continua cheia de jovens passeando com de carro com sons na estrotosférica e quebrando tudo com seus skates, sem quaisquer preocupações com formação, preparo, emprego.
Nossa cidade hoje, já dispõe de muitas entidades com cursos de preparação dos jovens para o futuro que está chegando, como por exemplo o Senai, o Gamt, a Prefeitura e, daqui há alguns meses, uma construção modelo que juntará Senai e Sesc, lado a lado, em área já disponibilizada pela Prefeitura de Caçapava, no campo de futebol à esquerda de quem pega a Rodovia para Piedade.
É preciso que o povo entenda, definitivamente, que as indústrias estão mesmo vindo e já encontram dificuldades de recrutar mão de obra especializada. O tempo de se contratar pessoas sem qualificação, já passou. As empresas querem profissionais treinados e capacitados em escolas de bom nível!
Por outro lado, o próprio comércio e a área de serviços também devem se preparar para este futuro pois, com a vinda das indústrias e a criação de milhares de empregos, crescerá o poder aquisitivo do caçapavense, que passará a exigir cada vez mais qualidade e, se não encontrá-la por aqui, certamente continuará a procura-lá no comércio das cidades vizinhas. É preciso que o comércio/serviços comece se preparar e criar planos de investimentos, para acompanhar este crescimento.