CAÇAPAVA e região

Um Cadillac FleetWood 1959 rodando pelas ruas de Caçapava!!!

A cidade de Caçapava, nasceu mesmo com a opção de se transformar na Capital Nacional do Antigomobilismo, eis que, é só dar uma volta pela cidade,  com atenta observação nas garagens ou então no movimento dos carros pelas ruas da cidade, que se descobrem relíquias automobilísticas surpreendentes, como este Chevrolet Cadillac FleetWood sedam 1959, que nossa reportagem encontrou pela cidade na manhã deste feriado do Dia de Finados de 2020.

Este raro modelo, pertencente a um empresário taubateano, residente em Caçapava, apresenta algumas irregularidades na pintura, caracterizadas como moda de época, que deixa a pintura parecendo estar com pontos raspados. No capô, tem a pintura chamada pinstriping, que caracteriza veículos usados em Hot Road. Possui ainda, a famosa placa preta, que atesta que o veículo foi fabricado há mais de 30 anos, conservando suas características originais de fabricação e integra uma coleção.

Veículo adquirido recentemente pelo empresário citado acima, com preço na faixa de R$ 200.000,00 (Duzentos mil reais), o que nos parece meio que fora do mercado, que sinaliza valores pouco acima, para um veículo nas condições idênticas, funcionando e rodando pelas ruas da cidade.

O Cadillac

Fundada em 1902 como Cadillac Automobile Company, formada a partir dos remanescentes da Henry Ford Company, foi comprada pela General Motors e trinta anos depois já havia se tornado símbolo do alto padrão de luxo.

Cadillac tornou-se pioneira em diversas tecnologias automotivas como os carros totalmente fechados, e a partida automática em substituição as antigas e desconfortáveis manivelas. Durante a Primeira Guerra Mundial, os motores aeronáuticos tiveram um grande desenvolvimento técnico, dedicando a eles 100% de sua capacidade produtiva.

No ano de 1924 a empresa oferecia uma grande quantidade de cores e pinturas cromadas, enquanto as outras montadoras somente ofereciam a cor preta. Nesta década a montadora inova mais uma vez ao se tornar a primeira empresa do setor a utilizar um designer, Harley Earl, no lugar de um engenheiro para projetar a carroceria de seus carros em 1927. No ano seguinte, a GM também incorporou duas grandes empresas que produziam carrocerias exclusivas para CADILLAC, a Fisher e a Fleetwood, o que contribuiu bastante para o aprimoramento da linha de automóveis da marca. Na verdade os métodos de precisão criados por Leland, associados ao pioneirismo no uso de tecnologias de ponta criou uma imagem de qualidade e confiabilidade em torno da marca. Um outro fator que muito contribuiu para aumentar o prestígio da marca foi o fato dela ter se tornado a preferida pela emergente classe artística de Hollywood dos anos 20 em diante. A imagem de artistas dessa época como Clara Bow, Willian Boyd, Joan Crowford, Dolores Del Rio e Marlene Dietrich, chegando em automóveis CADILLAC nas “Avant Premiére” de seus filmes acabaram emprestando a marca muito do “Glamour” da Hollywood desses anos. Outras classes que também adotaram os modelos da marca foram os chefes de estado, membros da nobreza, magnatas, artistas de outras áreas e intelectuais renomados.

Águas de chuva à beira da destruição dos carros icônicos do acervo de Roberto Lee, por absoluta incompetência do

Secretário de Cultura de Caçapava, Sr. Fabricio Correia.

Uma grande sorte este veículo, que possui a linda história de um dos maiores clássicos automobilísticos do mundo, não estar estacionado no Centro Cultural de Caçapava, eis que, por absoluta falta de gerenciamento e administração, os demais veículos do acervo de Roberto Lee permanecem escondidos dos olhos da população, em locais fúnebres e úmidos, onde recebem águas de chuvas vindos dos telhados defeituosos, situação à qual já denunciamos em algumas ocasiões, mas que não são levadas em consideração pelo prefeito Fernando Diniz e nem tampouco pelo atual secretário de Cultura Fabrício Correia, alienígena joseense incompetente, que infelizmente aqui pousou e ficou.

Breve estaremos fazendo matéria sobre a verdadeira história do Maverick 1973, também do acervo de Roberto Lee que, depois de 3 anos de restauração, retornou à Caçapava no sábado, 24 de Outubro, sob grande e inexplicável sigilo! Aguardem! 

Mais fotos do Cadillac sedan FleeWood 1959, encontrado hoje em Caçapava: