Trem-bala prevê sete estações obrigatórias !!!
O diretor da ANTT, Bernardo Figueiredo (à esquerda) e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos,durante lançamento do edital de licitação do trem-bala, nesta terça (13)
O trem-bala que vai ligar o estado de São Paulo ao Rio de Janeiro vai ter sete estações no trajeto, de acordo com o edital lançado pelo governo nesta terça-feira (13). Serão obrigatórias estações no centro do Rio de Janeiro, no aeroporto do Galeão, em Aparecida (SP), em Guarulhos, no centro de São Paulo (Campo de Marte), em Viracopos e no centro da cidade de Campinas.
Os detalhes do edital foram apresentados nesta terça-feira (13) pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e pelo diretor da Agência Nacional de TransportesTerrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo.
De acordo com o edital, duas outras estações são “flexíveis” –uma no Vale do Paraíba fluminense (Volta Redonda/BarraMansa) e outra no Vale do Paraíba paulista (São José dos Campos). O vencedor da concorrência, terá de transferir a tecnologia para o Brasil!
Caberá ao consórcio vencedor definir a necessidade de construção dessas duas novas estações. “É facultado ao vencedor abrir quantas estações achar necessário”, afirmou o ministro dos Transportes.
O projeto do trem de alta velocidade ainda prevê outras duas estações consideradas opcionais, em Jundiaí (SP) e em Resende (RJ).
O edital prevê ainda que o valor máximo da tarifa não pode exceder R$ 0,49 por quilômetro na classe econômica. Para a realização do projeto, o governo federal vai oferecer um financiamento de R$ 19 bilhões ao consórcio vencedor por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
“Esse era um projeto que já vinha sendo trabalhado há mais de dois anos. É importante ressaltar que esse desenvolvimento esteve apoiado pelo Banco Mundial e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. Eles tiveram papel importante para a contratação do consórcio consultor, formado por uma empresa americana que trabalhou muito no desenvolvimento dos estudos. Por outro lado, também nos apoiamos em consultores internacionais, que foram contratados com o apoio do Banco Mundial”, afirmou o ministro.
De acordo com o ministro, o governo federal já gastou cerca de US$ 10 milhões na realização de estudos e projetos que possibilitaram a elaboração do edital do trem-bala. As empresas interessadas no projeto terão até o dia 29 de novembro para entregar a documentação necessária. O leilão será realizado no dia 16 de dezembro.
Caso haja empate entre as propostas de menor preço apresentadas pelas empresas, vencerá a que tiver maior tempo de experiência no ramo. “Teríamos de ter algum critério de desempate e como não tínhamos nenhum, resolvemos privilegiar o histórico, quem tem mais experiência”, segundo o diretor da ANTT.
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Figueiredo negou, no entanto, que os japoneses possam ser beneficiados por esse critério por terem mais experiência no setor. “Eles [japoneses] não partem com vantagem. Isso é normal numa licitação. Estamos apenas pensando na questão do empate. Se empatar, vamos preferir quem tem maior experiência”, afirmou.
Além dos japoneses, grupos coreanos, italianos, franceses, alemães, chineses e espanhóis também devem entrar na disputa para a construção do primeiro trem-bala brasileiro.
A expectativa do governo federal é que o começo das obras do trem-bala possam gerar cerca de 12 mil empregos diretos e indiretos só na primeira fase da construção. A médio prazo, que se estende até os dez primeiros anos de atuação do veículo, a expectativa é que haja uma geração de até 30 mil empregos diretos e indiretos. Ao longo de 30 anos, 30 mil empregos devem ser gerados com a construção do trem.
Durante os detalhamentos do edital, o ministro Paulo Sérgio Passos explicou os termos da criação da Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade S.A. (ETAV), que depende ainda de aprovação do Congresso Nacional. De acordo com o ministro, os profissionais que vão atuar na empresa, que deve ser sediada em Brasília, serão recrutados por meio de concurso público.
“Esperamos que o Congresso seja sensível a esse cronograma. Depois de homologada a licitação, há um prazo de 90 dias para a assinatura dos contratos”, afirmou o ministro.
Após ser criada, a empresa vai representar a União no acompanhamento dos trabalhos. Caberá à Etav coordenar e intermediar todo o processo de absorção e transferência de tecnologia que está previsto no edital de licitação.
“Queremos que o Estado tenha preferência. Quem for o vencedor, terá de transferir a tecnologia para o Brasil. Ela [a Etav] também tem um papel importante que é o acompanhamento e monitoramento do projeto em todas as suas etapas e vai trabalhar de maneira articulada com a ANTT”, disse o diretor do órgão, Bernardo Figueiredo.
De acordo com o edital, a empresa terá também poder de veto, mas, segundo Figueiredo, “não significa nenhum direito da Etav de entrar na gestão da empresa”, que terá participação de capital estrangeiro. “É só o poder de veto de qualquer ação que tire a empresa de cumprir seus objetivos. É para não se desviar dele”, afirmou Figueiredo.
Eu também!
Falo dos “royalties” dos políticos.
Ô Banzo: nós estamos falando de 100 bilhões do quê? da propina ou da rapinagem?
Acho que podemos dar adeus a este tal de trem bala pois a voracidade da politicalha está tão grande, que não vai sobrar nem para os trilhos, tá?
Eu acredito que, se sair, chega nuns 100 bilhões.
E! JC otimista,continua sempre acreditando. Acho que é só voce e a mãe do PAC, porque ninguém mais acredita.