Transferência de alunos da rede particular para estadual cresce 98%!!!
O número de alunos que pediram transferência da rede particular de ensino para a estadual entre abril e junho deste ano aumentou cerca de 98% em relação ao mesmo período de 2019. Segundo números da Secretaria Estadual da Educação, a quantidade saltou de 3.762 (2019) para 7.439 (2020). A pandemia de covid-19 foi a principal responsável pelo salto.
As matrículas para o ano letivo de 2021 ainda não foram abertas. As transferências entre redes públicas, no entanto, estão temporariamente suspensas e devem ser retomadas após o retorno das aulas presenciais.
Tais números sinalizam a necessidade de revisão no planejamento educacional, com vistas à adequação física, indispensável para o recebimento da massa de novos alunos nas escolas públicas, com a abertura de novas salas de aulas e áreas de apoio, além da contratação de quadro adicional de professores.
Quem sabe, ainda um dia, nossas escolas públicas ainda possam retomar o status de épocas não muito distantes, às quais, fortalecidas pela cultura daquele momento, dispunham de instalações compatíveis e otimizadas, além de um quadro de professores de alto nível, responsáveis pela formação de várias gerações de alunos, que ajudaram a formatar o ideal cultural do país, ainda que prejudicados pela ação política irresponsável e ideológica, que praticamente destruiu o viés educacional adequado e que hoje se encontra em vias de recuperação.