Tenente Amaral: os 100 anos do último pracinha da FEB de Caçapava
Neste primeiro de Setembro de 2022, o Ten FEB Benedito Sebastião do Amaral, o último ex-combatente da Segunda Guerra Mundial de Caçapava, completa seus 100 anos de idade, com a saúde e a lucidez perfeitas, para satisfação da família, dos amigos (nos quais nos incluímos) e também da comunidade febiana do Brasil e do mundo.
O feito foi comemorado com uma formatura militar no quartel do 6º BIL de Caçapava, onde o velho soldado recebeu uma das homenagens mais bonitas que se tem notícia, gravadas no vídeo acima, ocasião em que recebeu continências dos integrantes da Banda Militar!
O Ten FEB Amaral reside hoje, juntamente com sua esposa dona Benedita, em Pindamonhangaba,SP, na casa de familiares, onde sempre nos espera com contagiante alegria e disposição, surpreendendo-nos, invariavelmente com fatos e lembranças vivenciadas no front italiano durante a 2ª Guerra, evento que aconteceu há mais de 79 anos atrás!
Nascido em 1º de setembro de 1922, em Caçapava (SP), Benedito Sebastião do Amaral é um ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira. Ele fez parte da tropa que esteve na Europa durante a 2ª Guerra Mundial, onde os aliados, incluindo o Brasil, lutaram contra os países do Eixo, liderados por Alemanha, Itália e Japão.
Em maio de 2018, foi agraciado, no 2º Batalhão de Engenharia de Combate de Pindamonhangaba, com a medalha da Vitória, honraria concedida pelo Ministério da Defesa para aqueles que tenham contribuído para a difusão dos feitos dos ex-combatentes durante a Segunda Guerra Mundial, participado de conflitos internacionais na defesa dos interesses do País, integrado missões de paz, prestado serviços relevantes ou apoiado o Ministério da Defesa no cumprimento de suas missões constitucionais.
A este velho soldado, que colocou sua própria vida em risco, para ajudar o mundo a se livrar do nazi-facismo, apresentamos nossos agradecimentos, nossos parabéns e nossas congratulações, por tudo que representa na busca do mundo livre e justo!