Surfe: saiu a primeira medalha de ouro do Brasil no Japão: Ítalo Ferreira!!!
Italo Ferreira no alto pódio do surfe nas Olimpíadas de Tóquio
Italo Ferreira vira campeão olímpico ao derrotar o japonês Kanoa Igarashi na final do surfe masculino, pela contagem de 15.14 a 6.60, quebrando a prancha no final, em Tsurigasaki, fazendo história no surfe brasileiro em Olimpíadas. A primeira medalha de ouro do Brasil em Tóquio.
A disputa foi adiada em um dia, por conta da previsão da chegada de um tufão em Tóquio, o que não atrapalhou em nada, o feito de nosso atleta. Campeão mundial de surfe em 2019, o potiguar de Baía Formosa agora também soma o título olímpico. Gabriel Medina por pouco fez uma dobradinha no pódio, eis que, na decisão pelo bronze, perdeu para o australiano Owen Wright, criticando as notas após ficar sem medalha olímpica.
Ítalo Ferreira é surfista profissional brasileiro que está na ASP World Tour desde 2015. Em 2019 sagrou-se campeão do WSL, o maior campeonato mundial de surfe. Venceu a grande final em Pipeline, no Havaí, contra o bicampeão Gabriel Medina, tornando-se o terceiro brasileiro a vencer o campeonato mundial. Nasceu em Baía Formosa, Rio Grande do Norte, aos 6 de maio de 1994 (idade 27 anos), altura: 1,68 m. Tem indicações ao Prêmio Laureus do Esporte Mundial: Atleta de Ação do Ano.