SJCampos recebe viciados da Cracolândia, para tratamento
Planejado pelo governador Tarcísio de Freitas e com parceria da prefeitura de São Paulo, a transferência de pessoas da capital para o interior está prevista no programa de combate às cenas de uso, apelido dado à Cracolândia, problema crônico da capital, que foi iniciado com o encaminhamento de usuários, para tratamento teurapêutico em comunidade de São José dos Campos.
Durante a campanha eleitoral, Tarcísio visitou várias comunidades terapêuticas pelo interior do estado, que atendem dependentes químicos, revelando que faria parceria com essas instituições para dar conta do atendimento aos usuários da Cracolândia, fato colocado como promessa de campanha.
No entanto, usuários de drogas internados pelo atual governo de SP na comunidade terapêutica dem São José dos Campos, afirmaram não ter acesso a médicos e que são obrigados a participar de rodas de orações antes das refeições.
A direção da comunidade Nova Esperança informou que não tem entre suas obrigações o papel de oferecer atendimento médico e sim abrigo a quem quer deixar o vício voluntariamente, negando também que orações sejam obrigatórias, visto que a entidade não tem vínculo com quaisquer religiões.
Questões e impasses que estão sendo avaliados e posteriormente serão resolvidos com a participação e mediação do vice-governador Felício Ramuth, que está à frente deste projeto de desmobilização da Cracolândia.