Sistema semafórico de Caçapava, à beira do caos por falta de gerenciamento
Instalação de semáforo com fiscalização eletrônica, em 2019, recebido em doação, até hoje não funciona
Em Caçapava atualmente existem vários cruzamentos semaforizados, que constantemente apresentam falhas de funcionamento, em prejuízo à fluidez do trânsito, situação que acaba comprometendo, inclusive, além da segurança dos veículos e de pedestres.
O sistema, em sua grande parte é antigo e sujeito a falhas e defeitos os quais, quando ocorrem, têm que ser submetidos ao processo de compras de reposição da prefeitura, que é extremamente burocrático, lento e demorado, comprometendo o deslocamento dos veículos e pedestres pela cidade e também as atividades dos Agentes de Trânsito, em função da atual gestão municipal não possuir um planejamento de manutenção preventiva, com capacidade de utilização da opção de compra emergencial, que é autorizado por lei federal mas, infelizmente, não é utilizado.
Constam inclusive, denuncias de funcionários da prefeitura, de que não são autorizadas as compras emergenciais dos cabos necessários (que estão em grande falta) à manutenções dos semáforos da cidade, optando-se por emendas arriscadas, que provocam aumento de tensão e falhas constantes, em prejuízo do trânsito da cidade.
Para se ter uma idéia de como o sistema está sem comando, no cruzamento da Rua Regente Feijó com a Av. Cel. Alcântara, a empresa MRS não permitiu (vejam só!) mais a passagem dos cabos de energia do semáforo por via aérea e cortaram a fiação. Uma passagem subterrânea já foi realizada mas não se sabe o porque do equipamento não estar funcionando.
Pior ainda, são os equipamentos doados pelo Detran em 2019/2020, ultramodernos, com possui câmeras de fiscalização eletrônica, de extrema utilidade para o controle do tráfego mas que, por falta de manutenção nesta gestão, não estão funcionando, sendo possível a constatação visual de infratores avançando o sinal vermelho do semáforo, especialmente motos, sem quaisquer penalizações. De fato, lamentável, câmeras de fiscalização eletrônica caríssimas sem manutenção e sem uso.
Tem também o problema dos semáforos para pedestres, excelente auxiliar de proteção individual, instalados em vários cruzamentos da cidade, sem, no entanto, esclarecimentos à população, quanto á adequada utilização dos tempos e da sinalização ali expressa, o que produz cenas diárias de alto risco de atropelamento, por ignorância quanto à utilização.
Enfim, todo o sistema semafórico de Caçapava necessita de um plano de funcionamento, inclusive com eventuais remanejamentos de cruzamentos, em função de coleta de dados simples, que possibilitarão a melhoria da fluidez do tráfego.
Por tudo que relatamos acima, e também em função das várias matérias produzidas por nosso informativo quanto aos problemas relacionados e desprezados pela Secretaria de Mobilidade, constatamos que a falta de GERENCIAMENTO, por motivos desconhecidos, acaba deixando o município exposto, uma vez que tem a consequente arrecadação relacionadas às multas prejudicadas, além de colocar em risco, veículos e pedestres, deixando-os protegidos por DEUS!
Bom de se citar ainda, que os erros decorrentes da falta de gerenciamento do trânsito em Caçapava, podem ser objeto de motivação para eventuais pleitos judiciais dos munícipes em caso de acidentes, com responsabilização direta da prefeitura por irresponsabilidade legal!
Nesta terça feira, 23 de Maio, overeador Yan Lopes está convocando, novamente, o Secretário de Mobilidade de Caçapava, para explicações durante a seção da Câmara Municipal de Caçapava. Convocado anteriormente, o Secretário não compareceu.