Sindicato tumultua o trânsito da cidade!!!
Nesta manhã de quarta feira, por volta de 10 horas, veículo do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, que tem como base, dentre outras, a cidade de Caçapava, interrompeu o trânsito na Praça da Bandeira, em frente à Câmara Municipal, para protestar contra demissões na empresa MWL.
Juntamente com o Sindicato, um grupo de cerca de 30 empregados da referida empresa, demitidos sem quaisquer explicações, o que, nestes tempos de crise, é de fato assustador principalmente em relação aos chefes de família, visto que o mercado encontra-se ainda, em recessão e as empresas ainda não ragiram às propostas governamentais para realizarem novos investimentos o que reduziria o desemprego hoje em alta.
Situação de fato bastante preocupante, visto que projeta o agravamento da crise, redução do consumo e da compra de bens móveis e imóveis, aumento da insegurança nas ruas, etc.
Estamos, nós e toda a sociedade local, solidários aos empregados demitidos e esperemos que não ocorra quaisquer problemas no recebimento de seus encargos demissionais.
No entanto, preocupa-nos esta lamentável possibilidade de um carro de som de sindicato, ter autonomia para interronper umas das vias de maior tráfego na cidade, a Praça da Bandeira, em frente à Câmara Municipal, provocando congestionamentos e desvios no trânsito, em total prejuízo à população, o que pode vir a servir de péssimo exemplo aos demais sindicatos que, por isonomia, veriam-se autorizados a fazer o mesmo!
É preciso, das autoridades federais, um estudo sério sobre a quantidade de sindicatos existentes, a qualidade dos serviços que prestam aos sindicalizados e, principalmente, definerem-se, sem ranços políticos, sua atuação e movimentação no contexto social.
Urge-se ainda, a completa e inexorável eliminação da famigerada “Contribuição Sindical”, que tira dos trabalhadores de todas as empresas, um dia de trabalho por ano, revertido aos sindicatos classistas! Isto é lamentável e só tem utilidade mesmo, para criar monstros sindicais como os que vemos nas centrais sindicais que hoje tem atuação política!
Após a paralização na frente da Câmara Municipal, os demitidos, acompanhando o veículo e os oradores do sindicato, sairam em passeata em direção à portaria da MWL que, em nossa opinião, é o local correto e apropriado para este tipo de manifestação!