CAÇAPAVA e região

Sem rede coletora, Vila Perinho apresenta esgotos a céu aberto!!!

Em 2016, a proposta do então prefeito Henrique Rinco para a Vila Perinho, em consonância com a Secretaria de Planejamento, era a de construir um sistema formado por rede coletora e linha de recalque que seriam responsáveis pelo bombeamento e transporte de todo esgoto ali gerado, ao sistema existente no residencial Aldeias da Serra, também na região da Tataúba.

O processo para obtenção dos recursos teve início em 2015. No mês de abril, o projeto foi apresentado aos membros da Câmara Técnica de Planejamento do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) de Taubaté. O município também já tinha licença prévia da Cetesb para a instalação do sistema de esgotos sanitários. A área a ser construído o sistema já tinha sido desapropriada pelo governo municipal.

O Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) liberou, no início deste mês de Junho de 2016, o valor correspondente a R$ 1.457.790,35 para Caçapava construir o sistema de escoamento sanitário na Vila Perinho, com contrapartida de 5% do valor total da obra.

Resolvidos pequenos atrasos nos cronogramas iniciais, buscou-se então, a elaboração do Estudo Técnico Ambiental, em decorrência da existência de um córrego nos fundos do loteamento, com a apresentação do instrumento de demarcação urbanística, com cadastro social dos possuidores ou proprietários, com vistas à regularização e apresentação do termo de compromisso com o cronograma das obras de: rede de afastamento e tratamento de afluentes, galerias de águas pluviais e guias e sarjetas.

Iniciou-se também, nos finais de 2016, a abertura de processo administrativo da regularização fundiária urbana para, em seguida, se definirem os prazos de inicio e finalização das obras!

Com a chegada do novo administrador municipal, Fernando Diniz Borges, com todas as particularidades técnicas sanadas e com o valor de R$ 1.384.900,84 já depositados na conta da Prefeitura de Caçapava, esperava-se o imediato início das obras, o que acabou não acontecendo até o presente momento, com o bairro vivendo seus piores dias, com a existência de vários esgotos a céu aberto como o do vídeo acima, para desespero dos munícipes ali residentes, que não têm a quem reclamar.

Sabendo que o prefeito Fernando Diniz, aquele que dizia que não tinha dinheiro para nada, (lembram-se?), encontra-se colocando em funcionamento, todas as obras do governo anterior, que estavam paralisadas, certamente visando as próximas eleições, a população da Vila Perinho, revoltada, cobra dele e dos vereadores caçapavenses, que simplesmente sumiram com a pandemia, urgências para o término de mais esta obra, imprescindível para a saúde de todo o bairro.